O Tocantins registrou, somente nestes dois primeiros meses do ano, 1.973 casos de chikugunya. No mesmo período do ano passado, o estado registrou 479 casos da doença. A Superintendência de vigilância em saúde aponta que os casos prováveis da doença no Tocantins aumentaram mais de 370%.
A cidade com mais casos é Aliança do Tocantins, no sul do estado, seguida de Paraíso, na região central.
Em nota, a prefeitura diz que vem monitorando casos de dengue e chikugunya. Informou, ainda, que realiza ações de combate ao mosquito com limpeza de terrenos baldios, inspeção de imóveis e eliminação de focos em pontos estratégicos (Confira a nota na íntegra ao final desta reportagem).
Prefeitura de Paraíso se manifesta
A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que vem monitorando os casos de arboviroses, bem como realizando ações de combate do vetor.
Dentre as principais ações realizadas, estão: Limpeza de terrenos baldios; Inspeção de imóveis; Eliminação de focos em pontos estratégicos (cemitérios, borracharias, ferro velho…) e outros. O carro fumacê também já passou pelos setores.
A Prefeitura de Paraíso conta ainda com serviço sentinela em pleno funcionamento 24 horas, com médicos, enfermeiros e demais profissionais para atender a população.
A Prefeitura Municipal reforça ainda o pedido de colaboração e apoio de toda população no controle do vetor. Não deixe água parada.