O 1º Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo será realizado em junho em Salvador, BA.
Ascom/Febtur
Logo que as primeiras notícias sobre a realização do I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo começaram a circular na imprensa, o trade baiano e de outros estados emitiram suas opiniões sobre a importância do evento, que será realizado na Casa do Comércio, em Salvador, nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2023.
A presença de uma centena de jornalistas e comunicadores de turismo de diversos estados do Brasil e de outros países é vista pelo segmento como oportunidade de trocas de experiências, debates sobre inovações e tecnologia, bem como a produção e distribuição de matérias sobre o destino Salvador nos veículos de comunicação dos profissionais participantes, o que enriquece o evento.
Segundo Glicério Lemos, presidente do Salvador Destination e da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, eventos como este, que levam jornalistas para a Capital baiana sempre tiveram seu apoio, desde o período em que ocupou a presidência da ABIH/Bahia.
“Apoio e acho importantíssimo para o trade baiano a realização desse Congresso, que merece o apoio de todos”.
Salvador já viveu a experiência de receber, em 2018 e 2019, o Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, que reuniram, em cada edição, mais de 120 jornalistas de 16 estados brasileiros e do Uruguai, para falar sobre a comunicação do Turismo no Brasil. Na ocasião, mais de 300 matérias sobre Salvador foram produzidas pelos profissionais presentes e distribuídas por diversos estados.
No entendimento de Luciano Lopes, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH/BA), um Congresso dessa natureza alcança objetivos que vão além da notícia.
“O Congresso de Jornalistas de Turismo certamente será benéfico, tanto para o jornalismo de turismo quanto para a Bahia. Eventos como esse permitem que jornalistas de turismo compartilhem ideias, aprendam com seus colegas e se atualizem sobre as tendências mais recentes do setor, considerando que terão oportunidade de ouvir e dialogar com o trade do turismo. Além disso, o Congresso pode promover a Bahia como destino turístico, aumentando a visibilidade do Estado e gerando receita para nossa economia”, ressalta.
A chave para o sucesso do evento é o mix de um rico conteúdo, bons palestrantes, debatedores, combinado com uma programação de visitas técnicas atraentes, para apresentar aos visitantes atratividades que possam despertar desejo de produzir matérias interessantes. Para Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, um evento dessa natureza tem que ser inclusivo.
“Tem que colocar dentro do Congresso todos estes vieses da cultura e do turismo que Salvador produz e oferece ao turista.”
Comunicação plural
Estes cuidados estão sendo tomados pela Febtur Nacional, realizadora, e pela Febtur Bahia, organizadora do Congresso. “Ouvir e discutir como está sendo feito o jornalismo para o segmento do turismo no Brasil, ter um olhar crítico para o aprimoramento dessa função e a qualificação dos meios de comunicação utilizados para este fim e filiados à Febtur. Isso representa um selo de qualidade Febtur”, reflete Gorgônio Loureiro, presidente nacional da entidade, sobre os resultados esperados do Congresso.
O 1º Congresso da Febtur tem o objetivo de abranger diversos temas ligados aos formatos da comunicação do turismo. Ou seja, uma comunicação plural que dialogue com assuntos intrínsecos ao dia a dia do trade e da atividade turística.
“O encontro de jornalistas de turismo na Bahia é de fundamental importância no conhecimento de nossos atrativos e qualificações, para que este importante segmento disseminador dos nossos destinos o faça com muito mais propriedade e entusiasmo”, opinou Roberto Duran, presidente do Conselho Baiano de Turismo, que congrega 19 entidades do setor.
Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), define o evento
“uma oportunidade única de reunir profissionais com uma peculiaridade rara de desenvolver matérias e reportagens que passem ao leitor e ouvintes a mágica do turismo. Sendo este encontro na Bahia, a inspiração será ainda maior”.
O I Congresso da Febtur tem o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur/BA), da Prefeitura de Salvador, via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/BA), Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), Salvador Destination e ABIH/BA.
Confira mais sobre o 1º Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo nas redes sociais: @febturbr e febtur_ba e nas matérias abaixo:
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