Vários municípios tocantinenses realizaram mobilizações no Dia Nacional de Lutas pela Aplicação do Reajuste do Piso nas Carreiras dos Trabalhadores em Educação realizado nesta quarta-feira, 22 de março. A convocação foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), atendendo ao chamado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O objetivo foi intensificar a luta pela valorização profissional da carreira do magistério.

A presidente do Sintet regional do Sintet de Guaraí Iolanda Bastos informou que seis municípios da regional realizaram manifestações e paralisação da educação: Guaraí, Pedro Afonso, Bom Jesus, Colmeia, Santa Maria do Tocantins e Pequizeiro.

Os municípios de Peixe, no Sul e Arapoema, no Norte do estado, também realizaram manifestações

O Sintet luta para que o reajuste do piso seja aplicado para todos os professores (em todos os níveis das tabelas nos planos de carreira). “Para que não aconteça achatamento da carreira, o reajuste do piso deve ser aplicado para todos os professores do quadro para evitar a desvalorização entre aqueles que têm mais tempo de serviço e os que possuem especialização, mestrado”, disse o secretário-geral da CNTE, Carlos de Lima Furtado.

A desvalorização da carreira do magistério é o motivo que culminou no estado de greve nos municípios de Porto Nacional e Mateiros, e a greve em Peixe.