Na noite dessa quinta-feira, 30, acontece o show de lançamento do vinil “Muçurana”, do cantor e compositor Nando Cruz. Acompanhado do guitarrista Jerê Moreira e do baterista Wallace, o cantor se apresenta no Lambretta Rock Bar, em Palmas, a partir das 20h40. O artista já tem dois discos lançados: “Besouro Barroco” (2003) e “Passopreto ou blues e aboios” (2011), além do DVD PROMO Déjà Vu (2016).
Por ser um álbum comemorativo, em que o artista celebra 30 anos de estrada sonora, o vinil traz canções inéditas e regravações do próprio cantor de diferentes momentos de sua trajetória, como “Beija”, “Cantiga de renascer” e “Céu de Oz”. Todas as canções do vinil são de autoria de Nando Cruz, exceto “Das eras”, em parceria com Jerê, e “Ninar”, em parceria com Lorde Bayma.
Cruz explica que “o álbum Muçurana foi concebido no ano passado e será lançado em todos o Brasil, começando naturalmente pelo belo Tocantins que é nossa sede. E o show é um apanhado de músicas do vinil e outras canções do folk, músicas essas que influenciaram nosso trabalho, como Dylan, Beatles, Pink Floyd, Simon & Garfunkel, Raul Seixas, passando também pelos tropicalistas”.
Como sói acontecer nas canções de folk, os temas são fortemente influenciados por questões ligadas às tradições dos povos, incorporando sutilezas, narrativas, regionalismos e, não raras vezes, aspectos de contestação e crítica social a partir, evidentemente, da visão de quem vive a vida do povo. Nando Cruz se inspirou na lenda da cobra preta, a Muçurana, para compor a toada bachiana homônima, faixa-título do álbum.
Folk rock
O rock and roll surgiu nos EUA, no final da década de 1940, tendo em sua gênese elementos do blues, gospel, country, R&B e, claro, do próprio folk. Não demorou para que a fusão do rock and roll e folk fosse explorada com mais frequência, trazendo nomes como Bob Dylan e Joni Mitchell, no começo da década de 1960. A tendência, a partir dos EUA e Canadá, se espalhou pelo mundo, se fortalecendo muito no Reino Unido e influenciando bandas como Beatles, Jethro Tull, Led Zeppelin, Pink Floyd, Jack The Lad.
No Brasil, artistas como Belchior, Zé Ramalho, Raul Seixas, Geraldo Azevedo, Zé Geraldo, Fagner, Fausto Nilo, Caetano, Mallu Magalhães, Vanguart e muitos outros, incluindo o bardo Nando Cruz, que bebeu e bebe nessa fonte.