Homens se arriscam para tentar salvar carro em rua alagada – Foto – Reprodução
Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado
As chuvas causaram vários transtornos na manhã desta segunda-feira, 3, em Araguaína, maior cidade da região norte do Tocantins.
Conforme relato de moradores, as águas invadiram as ruas e casas no Setor Noroeste, causando prejuízos.
Em alguns locais, não há como passar e em uma das gravações enviadas para a Gazeta do Cerrado dois homens se arriscam ao tentarem chegar até um veículo que está sendo levado pela força das águas.
Ainda nas imagens é possível ver quem vários pontos da cidade ficaram alagados e motoristas fogem para não serem pegos pelas águas.
Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Araguaína.
Veja o que disse o município na íntegra
A Prefeitura de Araguaína informa que a Defesa Civil monitora diariamente um raio de 52 quilômetros do perímetro urbano, além das áreas rurais de Araguaína, que inclui regiões afetadas pelas chuvas e que são mais propícias de alagamentos. Essas áreas abrangem as ruas que margeiam os córregos Neblina, Tanque, Planalto, Jardim, Baixa Funda, Santo Antônio, Água Fria, Cará, Chapéu de Couro, Xixebal, entre outros locais. As construções que estão nessas regiões também são monitoradas pela Defesa Civil.
A Prefeitura também orienta a população a não jogar lixo nos córregos da cidade, uma vez que o grande volume de água provocado pelas chuvas arrasta os resíduos para as galerias, provocando entupimento e transbordamento da água. Desde o início do período chuvoso, a Prefeitura de Araguaína retira mais de três toneladas de lixo e entulho por dia das galerias de águas pluviais.
Orienta, ainda, não jogar lixo nos bueiros e acondicionar corretamente o lixo doméstico em sacolas plásticas, colocando para a coleta do serviço de limpeza urbana nos dias corretos. Muitas vezes, esse lixo é arrastado pelas enxurradas e obstruem as bocas de lobo, causando alagamentos.
Por fim, a Prefeitura também ressalta que as obras de infraestrutura, canalização e drenagem do Projeto Águas de Araguaína, que vai reduzir esses alagamentos, seguem em ritmo acelerado. Para a conclusão, ainda restam a implementação de três bacias de detenção ao longo do Córrego Neblina, com canalização e implantação da Via Parque, Parque Nascentes do Neblina, além da canalização dos córregos Tanque, Planalto, São Miguel e Água Fria.
Moradores que residem próximos a esses locais podem solicitar atendimento com a Defesa Civil através do número 199.