Morreu, neste sábado (8), o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aos 63 anos.
Nascido em Porto Alegre em junho de 1959, o ministro se tornou bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1983.
Ainda na carreira acadêmica, se tornou mestre em Direito em 2000 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na mesma instituição, se tornou doutor em Direito em 2007.
Na carreira jurídica, Sanseverino foi promotor de Justiça entre 1984 e 1986 – aprovado em primeiro lugar no concurso para o Ministério Público do estado do Rio Grande do Sul. Foi juiz na Justiça do estado entre 1986 e 1999 e também atuou como juiz eleitoral entre 1998 e 1999. Ainda na Justiça estadual, atuou como desembargador entre os anos de 1999 e 2010.
Em agosto 2010, Sanseverino nomeado para o Superior Tribunal de Justiça. Atualmente, atuava na Terceira Turma do Tribunal e na Segunda Seção do STJ – colegiados especializados em direito privado. Também atuou na Corte Especial, que reúne os ministros mais antigos do tribunal.
O ministro também atuava no Tribunal Superior Eleitoral como ministro substituto desde novembro de 2021. Sanseverino deixa esposa e dois filhos.
O governador Wanderlei Barbosa lamentou a morte do ministro.
Veja a íntegra da nota:
Nota de pesar por Paulo de Tarso Sanseverino
08/04/2023
Manifesto meu pesar pelo falecimento do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino, ocorrido na tarde deste sábado, 8, aos 63 anos, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cidade onde nasceu.
Além do STJ, o ministro também atuava como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ainda compunha o Grupo Decisório do Centro de Inteligência do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o conselho superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam)
Neste momento de luto, desejo que o Espírito Santo de Deus conforte os corações dos familiares e amigos do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Ele era casado e deixa três filhos. A todos, minhas orações e sentimentos.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins