Naninha, uma figura icônica e amada em Natividade, Tocantins, faleceu nesta sexta-feira, 14, aos 85 anos, deixando um legado de amor e dedicação à comunidade. Após a triste notícia, vários políticos, instituições e entidades locais têm expressado seu pesar pela perda de Naninha, que era conhecida por sua generosidade, simpatia e pelo delicioso biscoito Amor-Perfeito que produzia artesanalmente.
Além disso, diversas pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer Naninha pessoalmente têm prestado homenagens nas redes sociais, relembrando sua bondade, seu sorriso contagiante e seu legado de amor e generosidade. As mensagens de pesar e gratidão se multiplicam, evidenciando o impacto positivo que Naninha causou na vida de muitas pessoas.
Apesar da tristeza pela sua partida, o legado de Naninha continua vivo na memória de todos aqueles que a conheceram e foram tocados por sua história de vida. Sua contribuição para a cultura local e sua dedicação à comunidade de Natividade serão sempre lembradas e celebradas. Naninha, que deixou sua marca no coração de tantas pessoas, será eternamente lembrada como uma figura inspiradora e amada por sua generosidade, simpatia e amor ao próximo.
Governador Wanderlei Barbosa
A tarde desta sexta-feira, 14, se revestiu de luto ante a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a nossa conhecida Tia Naninha do Amor Perfeito, ocorrido em Brasília, onde se encontrava em tratamento de saúde.
Tia Naninha elevou o nome de Natividade e do Tocantins a todo o Brasil, e até ao exterior, com o sabor ímpar dos Biscoitos Amor Perfeito, Patrimônio Cultural e Imaterial do Tocantins, produzidos há mais de 100 anos por sua família. Mulher de fibra e luta, Tia Naninha alçou reconhecimento nacional e recebeu o prêmio Bertha Luz, do Senado Federal.
Determinei o Decreto de Luto Oficial por três dias no Estado e clamo ao Espírito Santo de Deus que conforte os corações dos familiares, amigos, nativitanos e de todos os tocantinenses que sentem a partida de nossa Tia Naninha. Ela agora descansa eternamente junto a fonte celestial do Amor Perfeito.
Senador Eduardo Gomes
O senador Eduardo Gomes lamentou a morte de Tia Naninha. “Poucos marcaram a passagem como ela: com trabalho e amor perfeito ! Deixa um legado doce com gosto do Tocantins”, afirmou o senador.
Gomes manifestou os votos de pesar aos familiares, amigos e toda comunidade de Natividade pelo falecimento da líder que fez história e levou o Tocantins para o país e o mundo através da sua arte gastronômica.
Sebrae Tocantins
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a nossa querida Tia Naninha, ocorrido nesta sexta-feira, 14, em Brasília.
Idealizadora do tradicional biscoito Amor Perfeito, Tia Naninha e sua família deixaram um legado histórico cultural e turístico para o Tocantins. Seu exemplo de empreendedorismo fez o biscoito ganhar força todos os dias em uma cozinha construída no quintal de sua casa. O Amor-perfeito se tornou um dos símbolos iconográficos do Estado.
O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família enlutada e expressam condolências e votos de consolo e paz.
Pedimos a todos que estejam em oração para que Deus traga conforto aos familiares neste momento de dor.
Paulo Carneiro – Presidente do Conselho do Sebrae
Rérison Antônio Castro – Superintendente do Sebrae
Rogério Ramos – Diretor Técnico
Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças
Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, Tião Pinheiro
É com grande pesar que recebemos na tarde desta sexta-feira, 14, a notícia da morte de Ana Benedita Cerqueira e Silva, a nossa Dona Naninha, um ícone da cultura do Tocantins, famosa pelo biscoito Amor Perfeito, um símbolo do Estado e da histórica cidade de Natividade, uma das delícias da gastronomia tocantinense.
A moradora ilustre de Natividade estava com 85 anos, deixa um legado simbólico de doçura temperada com força, matriarca e mãe de uma família numerosa e exemplar, ela deixa 12 filhos, 39 netos, quatro bisnetos e o viúvo Seu Dozinha, após mais de 50 anos de um casamento exemplar.
Dona Naninha deixa o amor perfeito órfão destas mãos prendadas, todos os tocantinenses pesarosos e tristes com a sua partida. O Tocantins perde um exemplo de mulher, mãe, esposa e empresária simples e de sucesso. É fato que o Estado ficará com sabor de saudade, mas com a certeza de que esta mulher contribuiu imensamente para o enriquecimento da cultura do Tocantins que sempre admirou e amou Dona Naninha e seu amor que era perfeito para além do amor perfeito.
A Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins cumprimenta e se solidariza com os seus familiares, amigos e todos os tocantinenses por essa perda irreparável.
Deputado federal Vicentinho Júnior
Neste momento de pesar, solidarizo-me com seus filhos, Noemi, Lourenço, Joelia, Félix, Lívia, Zoélia, Viviane, Corina, Helio, Mariane, Noélia e o vereador Marquinhos. Estendo nossas condolências ao seu esposo senhor Teodoro Nunes e a todos os nativitanos que sofrem esta irreparável perda. Que o Pai Celestial receba a sua filha em sua nova morada e console os corações enlutados.
———-
*Nota de pesar – D. Naninha*
É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento da Dona Naninha, de Natividade e do Amor Perfeito, uma referência na gastronomia tocantinense. Seu legado sempre será lembrado pelos amantes da culinária regional.
Dona Naninha foi uma inspiração para muitos, sempre dedicada em preservar a tradição culinária do Tocantins e em promovê-la para o mundo. Sua habilidade na cozinha e seu conhecimento sobre os ingredientes e técnicas locais eram impressionantes.
Neste momento de tristeza, quero expressar meus sentimentos e minhas condolências à sua família e amigos em nome das amigas Marianne Cerqueira e Liciana Cerqueira.
Que eles possam encontrar conforto e serenidade para lidar com essa perda.
*Deputado Wiston Gomes*
—————-
NOTA PESAR – TIA NANINHA
Com profundo pesar e tristeza recebi a notícia do falecimento da Tia Naninha, moradora ilustre de Natividade, e criadora da receita do nosso delicioso biscoito Amor Perfeito. Essa iguaria que conquistou o paladar de todos os tocantinenses, mas foi além das nossas fronteiras, e hoje, o Brasil inteiro conhece o sabor delicioso do Amor Perfeito.
Aos 85 anos de idade, Tia Naninha partiu, mas deixa um enorme legado na cultura gastronômica tocantinense, como um grande exemplo no empreendedorismo. Sua generosidade com todos que a conheceram será sempre lembrada.
Por diversas vezes estive em sua casa em Natividade, onde conversamos tomando um café e comendo os famosos biscoitos. Sua história esta registrada na memória de todos os tocantinenses, e nesse momento de dor, rogo a Deus que conforte seus filhos e netos, familiares e admiradores.
Que Deus em sua infinita misericórdia conforte a todos!
Claudia Lelis
deputada estadual
———-
Nota de Pesar
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, 85 anos, conhecida como Tia Naninha, ocorrido nesta sexta-feira, 14, em Brasília.
Moradora de Natividade-TO, Tia Naninha se tornou conhecida por seu talento culinário e por ter criado o famoso biscoito Amor Perfeito, que conquistou não só o paladar dos tocantinenses, mas de turistas de todo o Brasil. Tia Naninha tornou-se um exemplo de empreendedorismo e uma referência gastronômica do nosso Estado e deixa um grande legado histórico, cultural e turístico para o Tocantins.
Neste momento de profunda consternação, rogo a Deus para que conforte os corações dos familiares, amigos e todos os nativitanos que sofrem esta perda irreparável.
Gurupi, 14 de abril de 2023.
Josi Nunes
Prefeita de Gurupi
—————-
*Nota de pesar *
Hoje, a nossa tocantinidade, tradição e cultura estão em luto. A partida de D. Ana Benedita de Cerqueira e Silva, nossa querida Tia Naninha, deixa uma lacuna na nossa história. Tia Naninha foi uma pessoa decisiva para a reafirmação de muitos dos nossos valores culturais, que garantem nossa identidade e fortalecem o sentimento de pertencimento.
O biscoito Amor Perfeito, resgatado e aperfeiçoado por ela, é uma marca do nosso Tocantins. Somos lembrados, mundo afora, por essa joia exclusiva cheia de sabor e afeto.
Me ressinto da sua partida, mas sou grata por tudo que ela nos legou. Nesse momento de consternação, me solidarizo com sua família, aos incontáveis amigos, aos nativitanos. Rogo a Deus para que conforte os corações de todos. Tia Naninha, um ícone, a senhora deixou um legado que tem cheiro, tradição, sabor e muita história.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
Adetuc
Famosa por elevar o biscoito Amor Perfeito ao patamar de símbolo da culinária tradicional tocantinense, nossa querida nativitana deixa seu exemplo como mãe, esposa, empreendedora.
O desenvolvimento do turismo na região das Serras Gerais passa pelo casarão da família Cerqueira, em Natividade.Hercy Filho
Secretário de Turismo do Tocantins
É com grande pesar que recebemos na tarde desta sexta-feira, 14, a notícia da morte de Ana Benedita Cerqueira e Silva, mais conhecida como Dona Naninha, um ícone da cultura do Tocantins, famosa pelo biscoito Amor Perfeito, um símbolo do Estado e da histórica cidade de Natividade, uma das delícias da gastronomia tocantinense.
A moradora ilustre de Natividade, estava com 85 anos, deixa um legado simbólico de doçura temperada com força, matriarca e mãe de uma família numerosa e exemplar, ela deixa 12 filhos, 39 netos e quatro bisnetos e o viúvo Seu Dozinha, após mais de 50 anos de um casamento exemplar.
Dona Naninha deixa o amor perfeito órfão destas mãos prendadas, todos os tocantinenses pesarosos e tristes com a sua partida. O Tocantins perde um exemplo de mulher, mãe, esposa e empresária simples e de sucesso. É fato que o Estado ficará com sabor de saudade, mas com a certeza de que esta mulher contribuiu imensamente para o enriquecimento da cultura do Tocantins que sempre admirou e amou Dona Naninha e seu amor que era perfeito para além do amor perfeito.
A Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins cumprimenta e se solidariza com todos os seus familiares, amigos e todos os tocantinenses por essa perda irreparável.
Tião Pinheiro
Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins
Câmara Municipal de Palmas
A Câmara Municipal de Palmas, por meio de seu presidente, vereador Folha, e demais vereadores, lamenta o falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, mais conhecida como Tia Naninha, famosa por produzir o biscoito Amor Perfeito, em Natividade.
Todo o Tocantins está em luto pela partida de Tia Naninha, aos 85 anos, ocorrida nesta sexta-feira, 14, em Brasília, onde se encontrava internada para tratamento de saúde.
Ela deixa o esposo, 12 filhos, 39 netos, quatro bisnetos e todo um legado cultural e tradicional que contribuiu para a consolidação de Natividade como um destino turístico do nosso estado e elevou o biscoito Amor Perfeito a Patrimônio Cultural e Imaterial do Tocantins, conquistando fama mundo afora pelo sabor inigualável.
Neste momento tão doloroso, esta Casa se solidariza com a família e os amigos de Tia Naninha e roga para que Deus dê forças e consolo durante essa triste despedida.
José do Lago Folha Filho
Presidente da Câmara Municipal de Palmas
Aleto
Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento de Ana Benedita de
Cerqueira e Silva, conhecida como Tia Naninha; um ícone da cultura
tocantinense, conhecida nacionalmente pela produção do “Amor Perfeito”,
biscoito produzido por ela com tradição de mais de 100 anos, em
Natividade.
O Tocantins e Natividade perdem um ícone da nossa culinária, gerando um
vácuo na nossa memória afetiva.
Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto)
une-se aos nativitanos e se entristece com essa perda.
Que Deus a receba em Sua infinita misericórdia e dê, aos familiares e
amigos de Naninha, o consolo necessário para amenizar esse momento de
dor.
Amélio Cayres – Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins
Leia mais: