No Tocantins, diversas cidades estão se preparando para o “Dia D” da vacinação contra a gripe e a Covid-19, que acontece neste sábado, dia 29 de abril. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) convocou os municípios para abrir as salas de vacinação e ampliar o número de pessoas imunizadas contra as doenças.
Em Palmas, a capital do estado, as doses serão aplicadas em 15 Unidades de Saúde da Família (USF), que estarão abertas das 8h às 17h. A vacina contra a influenza é destinada a pessoas que fazem parte de grupos prioritários, como idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, crianças de seis meses até menores de seis anos, forças armadas, forças de segurança e salvamento, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência, entre outras condições. Já a vacina contra a Covid-19 é ofertada para bebês de seis meses.
A aplicação da Pfizer Bivalente, que protege contra as variantes da doença, foi liberada nesta semana para o público acima de 18 anos. Em caso de sintomas gripais, a população pode buscar atendimento especializado na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 61 (503 Norte), que estará aberta das 7h às 19h como sentinela para atendimento desse público.
Confira as unidades que vão abrir neste sábado:
- USF José Luiz Otaviani (Arno 33 – 307 Norte)
- USF Arno 44 (409 Norte)
- USF Arne 64 (508 Norte)
- USF Deise de Fátima Araújo de Paula (Arse 13 – 108 Sul)
- USF Dr. Ewaldo Borges (Arse 82 – 806 Sul)
- USF Satilo Alves de Sousa (Arso 111 – 1103 Sul)
- USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 – 1304 Sul)
- USF Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)
- USF Liberdade (Jardim Aureny III)
- USF Santa Fé
- USF Bela Vista (Jardim Bela Vista)
- USF Taquari
- USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)
- USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)
- USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
Araguaína
Em Araguaína, a ação se concentra na vacinação contra a gripe. Ao todo, 18 unidades básicas de saúde estarão abertas para imunizar a população. A vacina também estará disponível na Escola Municipal Nossa Senhora da Natividade, no Setor Nova Araguaína, das 8h às 13h. Para receber a vacina, o interessado deve apresentar CPF, cartão de vacinação e a comprovação de grupo prioritário.
Gurupi
Em Gurupi, o objetivo do “Dia D” é aumentar o número de pessoas do grupo prioritário imunizadas contra a gripe e, assim, reduzir as complicações da doença. Para isso, a população que se encaixa no grupo prioritário pode procurar 15 unidades de saúde da cidade para se vacinar. Além da imunização, as unidades vão ter ações para atualização do cartão vacinal, acompanhamento do Bolsa Família e busca ativa para pacientes com hipertensão e diabetes.
Com essa ação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) espera vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários contra a gripe e a Covid-19. O “Dia D” é uma oportunidade para quem ainda não se vacinou, especialmente aqueles que fazem parte dos grupos prioritários, se protegerem contra as doenças.