Operação Canguçu – Foto – Polícia Militar do Tocantins/Divulgação
Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado
Dois novos confrontos entre criminosos no novo cangaço que atacaram Confresa (MT) e fugiram para a região oeste do Tocantins e as Forças de Segurança do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará, foram registrados neste domingo, 30, e durante a madrugada desta segunda-feira, 1º.
O grupo atacou uma empresa de transporte de valores e um Batalhão da Polícia Militar no Mato Grosso no último dia 9/4/2023. (Entenda o assunto mais abaixo).
Segundo as informações da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), dois suspeitos foram alvejados na madrugada e foram levados para uma unidade hospitalar em Marianópolis. Eles não teriam resistido aos ferimentos.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), o Instituto Médico Legal de Paraíso do Tocantins (IML), foi acionado e está a caminho do hospital nesta manhã para recolher dois corpos.
O primeiro confronto (dia 30) aconteceu nas proximidades da TO-080, onde criminosos reagiram a uma abordagem, efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais.
Após uma intensa troca de tiros, os criminosos conseguiram fugir. Já durante esta madrugada (dia 1º), dois dos suspeitos foram alvejados e morreram. A PM ainda não deu mais detalhes.
Desde o início da Operação Canguçu que dura 21 dias, onze suspeitos morreram em confronto, dois foram presos e nenhum policial se feriu nas trocas de tiros.
Leia aqui – Em seu 20º dia, caçada a criminosos resulta em nona morte durante confronto no Tocantins | Gazeta do Cerrado
Cronologia
Dia 10 de abril – Chegada dos criminosos pelos rios Javaés e Araguaia; e morte de um dos suspeitos em confronto;
Dia 11 de abril – Prisão de Paulo Sérgio Alberto;
Dia 12 de abril – Morte de Raul Yuri de Jesus Rodrigues em confronto;
Dia 18 de abril – Outras cinco mortes em novo confronto;
Dia 21 de abril – Prisão de um dos suspeitos dentro de um ônibus;
Dias 22 a 26 de abril – Continuam as buscas pelos criminosos;
Dia 27 de abril – Novo confronto e morte de outro suspeito;
Dia 29 de abril – Confronto e morte de mais um suspeito;
Dia 30 de abril – Mais um confronto sem feridos e baleados;
Dia 1º de maio – Confronto e morte de mais dois suspeitos.
Ataque à Confresa
O grupo do novo cangaço atacou no último dia 9/4/2023 uma empresa de transporte de valores durante uma tentativa de assalto e um batalhão da Polícia Militar do Mato Grosso, em Confresa.
Em seguida, o grupo fugiu para o Tocantins e chegou ao Estado através dos Rios Javaés e Araguaia, na região de Pium, no dia 10.
Desde então uma operação foi montada para encontrar os criminosos.
Orientação da PM
A Polícia Militar ressalta que as buscas pelos infratores continuam na região e que todos os policiais militares envolvidos na ação passam bem. Até o momento nenhum criminoso foi preso e não há confirmação de óbitos ou lesionados.
A Polícia Militar do Tocantins mantém a orientação para que a população que reside no local evite, por enquanto, o deslocamento, sobretudo na Rodovia TO-080 e em suas proximidades, devido à presença na região dos criminosos que permanecem de posse de armamentos de grosso calibre e estão homiziados em regiões de mata nesta área.
Ataque
Entenda o caso nas matérias da Gazeta do Cerrado sobre a Operação Canguçu