Um homem identificado como Alailson Tavares de Sousa, de 29 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, 4, em uma fazenda de Bom Jesus do Tocantins, região central do estado, após ser atacado por um enxame de abelhas. O tratorista estava trabalhando na fazenda há dois dias quando, durante a retirada da vegetação em uma área, acabou sendo atacado pelos insetos. Ele saiu correndo para a mata e desapareceu. O outro tratorista que trabalhava no local procurou Alailson, mas não conseguiu localizá-lo e foi até o dono da fazenda para relatar o que tinha acontecido.
Depois de buscas na propriedade, a vítima foi encontrada sem vida. O corpo do tratorista passou por exames necroscópicos no Instituto Médico Legal de Colinas do Tocantins e foi liberado aos familiares na madrugada desta sexta-feira, 5.
A SSP informou que ataques de abelhas vêm se tornando cada vez mais comuns no Tocantins, embora geralmente estejam mais propensos a acontecer na zona rural. Em 2020 e 2021 chegaram a ser registrados acidentes com mortes de pessoas no estado após ataques de abelhas.
Para atender os casos do surgimento de enxames na zona urbana, o Corpo de Bombeiros fez uma parceria com a Associação de Criadores de Abelhas de Palmas para atender casos os casos e fazer a retirada das colmeias. O caso ressalta a importância de se tomar cuidados para evitar ataques de abelhas, especialmente em locais onde há enxames próximos.