Parada LGBTQIA+ em Palmas – Foto – Daniel Lélis/Divulgação

Equipe Gazeta do Cerrado

A Comissão organizadora da 18ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Palmas definiu a data do evento para o dia 18 de junho de 2023. Com o tema “20 Anos de Movimento LGBTQIA+ do Tocantins”, a Parada celebra o aniversário de duas décadas de luta pela diversidade sexual no estado.

O Movimento LGBTQIA+ Tocantins iniciou com iniciativas individuais e ganhou força com a 1ª ONG Ipê Amarelo de Conscientização e Luta pela Livre Orientação Sexual (Giama), em 2002, e a abertura da boate Dama de Paus, a primeira de entretenimento gay em 2003. Juntas, elas contribuíram para a realização da primeira Parada do Orgulho Gay em 2003, que reuniu cerca de 400 pessoas. Fora da capital, houve duas paradas do Orgulho em Araguaína e uma na região do Bico do Papagaio.

Parada LGBTQIA+ em Palmas – Foto – Daniel Lélis/Divulgação

O movimento LGBTQIA+ do Tocantins consolidou-se com a contribuição do grupo de pesquisa Gepce/minorias de 2004, do Núcleo LGBT Tear da UFT, criado em dezembro de 2006, e com a UNE ao iniciar o debate sobre a diversidade sexual no movimento estudantil. Posteriormente, em 2010, foi criada a boate The Cave e o bar Lanterna em 2013.

Atualmente, o Coletivo da Diversidade é o principal articulador e promotor da Semana da Diversidade Tocantinense e Parada do Orgulho LGBTQIA+, junto com outros coletivos, casas de apoio, universidades e governos. Ao completar 20 anos de movimento LGBTQIA+ no Tocantins, a parada tem um papel fundamental na luta contra a discriminação e na promoção da igualdade de direitos para a comunidade LGBTQIA+.