O governador Wanderlei Barbosa comentou sobre a crise na saúde em razão da regulação. Ele determinou essa semana uma comissão para acompanhar esse processo e providenciou área para construção de um hospital municipal.
“Nós sabemos da nossa responsabilidade e vamos continuar buscando a forma e não permito, falei isso para a regulação, não permito que negue leito para nenhuma pessoa que precisa. O sistema de saúde é unificado, então eu tenho que trabalhar para atender todos, mas se houver bom senso daqueles que mandam pessoas”, disse.
Wanderlei completou ainda em outro momento sobre a comissão técnica que vai atuar nas unidades de pronto atendimento: “Eu espero que ela (prefeita Cínthia) deixe trabalhar dentro das UPAS para gente fazer a seleção da baixa, da média e da alta complexidade. Aquilo que é de nossa responsabilidade nós temos que fazer. Aquilo que é da responsabilidade da prefeitura, a prefeitura tem que fazer”, diz Wanderlei.
A prefeita Cínthia Ribeiro também comentou o assunto e mostrou tom de união de esforços para resolver o assunto: “O que nós precisamos de fato é de solução. Acredito que o governador tenha uma boa orientação nesse sentido. Acho que apenas o fato de ele ter criado uma comissão para entender de perto como essa regulação está sendo feita, as portas do HGP trabalharem no sistema que trabalhava anteriormente, porque não adianta nós tirarmos os corredores do HGP, as lotações dos corredores do HGP e lotarmos as nossas UPAS e criarmos os corredores nas UPAS que não existiam antes”, disse.
Nos últimos dias mortes foram registradas pela espera de leitos.