Um acidente de grandes proporções ocorreu na tarde desta sexta-feira (20/05) na BR 153, entre as cidades de Pugmil e Nova Rosalândia, no trecho do km 531. O incidente envolveu oito veículos, incluindo carretas e ônibus, resultando em danos materiais significativos e deixando duas pessoas feridas.

O acidente ocorreu por volta das 11h30min e teve duração de aproximadamente duas horas, sendo finalizado às 13h42min. As vítimas identificadas foram Willian David Correa Sousa, motorista titular, e José Ribamar Correa Aroucha, motorista auxiliar.

No local do acidente, equipes de resgate e atendimento de emergência encontraram um ônibus colidido na traseira de uma carreta. O motorista do ônibus (Vítima 1) estava preso às ferragens e apresentava nível de encarceramento físico tipo I. Cerca de 25 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, estavam às margens da rodovia, aguardando socorro.

As equipes de resgate e salvamento avaliaram a situação e iniciaram os procedimentos necessários. Enquanto uma equipe montava o conjunto de ferramentas para desencarceramento, os socorristas realizaram a triagem das vítimas utilizando o método Start. Durante a triagem, foi identificada uma vítima (Vítima 2) com ferimento incisivo no membro inferior esquerdo, e um senhor que se queixava de dores na região do tórax, aguardando atendimento da equipe do SAMU.

O motorista, Sr. Willian, estava consciente, mas apresentava uma fratura fechada no fêmur direito, além de um ferimento incisivo no rosto e uma pequena hemorragia. Foi realizada imobilização da coluna cervical, limpeza e curativo no ferimento. Com o conjunto de ferramentas montado, incluindo ferramenta de corte, foi possível retirar a manopla de câmbio e rebater o painel para aliviar a pressão sobre o membro fraturado e abrir um acesso para a remoção do motorista. Durante o processo, a estabilização da coluna cervical foi feita por um socorrista.

Utilizando uma prancha rígida, a vítima foi removida em um ângulo de 90 graus e entregue à equipe de resgate, que continuou o atendimento na viatura. Ambas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Palmas para receberem cuidados médicos especializados.

Após o desencarceramento, foram coletados dados dos veículos envolvidos no acidente. Foi informado que um dos ônibus transportava 48 passageiros, os quais não sofreram ferimentos e já haviam deixado o local. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a coleta de dados. Assim o Corpo de Bombeiros realizou a limpeza da pista, removendo os destroços e utilizando pó de serragem para cobrir óleo derramado, a fim de evitar novos acidentes.

Nenhum dos motoristas das carretas envolvidas relatou qualquer tipo de ferimento. Quando questionados sobre dores, todos negaram qualquer queixa.

Após a conclusão dos trabalhos, as equipes retornaram à base, enquanto a PRF permaneceu no local para controlar e posteriormente liberar o tráfego na região.

Foto: Divulgação/Bombeiros