Foto – Bruno Alencastro/Divulgação

 

Bilhete premiado, saidinha do banco, falso sequestro, cartão retido no Caixa Eletrônico. Os golpes financeiros continuam vindo de muitas formas e, na maioria das vezes, atingem pessoas idosas que recorrem à Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em busca de ajuda para tentar reaver os valores perdidos.

Segundo a defensora pública Elydia Leda Barros Monteiro, há golpes que chegam a valores exorbitantes que deixam a pessoa sem dinheiro ou com empréstimos indevidos. Entre os alertas que a Defensora Pública faz estão as abordagens nas ruas que sugerem fazer a movimentação financeira na agência bancária.

“Sempre desconfie, também, de propostas fáceis para receber dinheiro e de enriquecimento rápido ou oferta de bens. Não aceite a ajuda de qualquer pessoa. Cheque sempre, antes de firmar qualquer compromisso, fornecer dados pessoais ou transferir dinheiro”, aponta Elydia Monteiro.

Pós-golpe

Caiu em um golpe. E agora? A orientação da Defensoria Pública é que se procure a Delegacia para registrar a ocorrência policial para que se tente identificar os fraudadores. Em alguns casos específicos a Instituição também pode atuar com a judicialização da demanda, principalmente em golpes que envolvam cartões de crédito que foram trocados no caixa eletrônico ou obtidos por meio de fraude.

“Apesar de ter o cartão e a senha, é necessário que a pessoa seja identificada como usuária do cartão, então, é obrigação da empresa fazer essa conferência. Nestes casos, podemos atuar e notificar a empresa”, explica a Defensora Pública.

Porém, segundo Elydia Monteiro, infelizmente, na maioria das vezes, não há o que fazer. Por isso, a melhor forma é prevenir-se e desconfiar sempre.

Veja outras dicas de segurança

  • Não aceite ofertas de enriquecimento rápido e não conversar com pessoas estranhas que ofereçam dinheiro ou bens;

  • Não aceite ajuda de qualquer pessoa e prefira utilizar os caixas eletrônicos dentro da agência bancária;

  • Nunca assine nada sem ler ou algum papel em branco, e desconhecendo o empréstimo, procurar o banco ou a delegacia de polícia mais próxima;

  • Nos casos de falso sequestro, busque auxílio de alguém para entrar em contato com o familiar supostamente sequestrado ou com pessoas próximas a ele e nunca repassar valores em dinheiro;

  • Não exponha sua vida pessoal a desconhecidos;

  • Jamais confirme informações pessoais por telefone, se precisar conferir algo consulte o seu gerente.

Fonte – Ascom DPE-TO