Foto – Davi Andrade Melo/Prefeitura de Paraíso do Tocantins

Paraíso do Tocantins tem hoje 3 mil 683 microempreendedores individuais atuando nos mais diversos segmentos e gerando emprego e renda no município. Desde 2021 houve um aumento de 25% no número de empresas que se encaixam nesta categoria. E é diante da força desta classe empresarial, que cresce a cada dia em Paraíso, que foi aberta oficialmente a Semana Nacional do MEI no município. O evento aconteceu na Secretaria de Indústria e Comércio e contou com a presença do prefeito Celso Morais e da vice-prefeita Raquel Ogawa.

Na Semana do MEI o público-alvo tem acesso gratuito a palestras, oficinas, capacitações, conteúdos e dicas para crescer e superar os desafios diários de empreender. Neste primeiro momento, além das falas das autoridades, houve ainda relatos de cases de sucesso e uma palestra com o consultor do SEBRAE, Alan Cardoso, com o tema “Inovar para Competir”.

O empresário paraisense, popularmente conhecido como Zé Chaveiro, prestigiou o evento e relatou sua experiência de ser o primeiro microempreendedor a se cadastrar no município de Paraíso. “Em 2010, depois de 22 anos na informalidade, eu tive a oportunidade de ter meu próprio CNPJ e a partir daí tudo mudou: pude contratar um funcionário, tive acesso a mais serviços tanto da Prefeitura, como o alvará gratuito, quanto serviços de bancos, enfim, é totalmente diferente trabalhar como um CNPJ”, pontuou o senhor Zé Chaveiro.

Para o prefeito de Paraíso, Celso Morais, a cidade tem vivido um grande momento de desenvolvimento e isso reflete na abertura de novas empresas e na alta demanda de geração de novas frentes de trabalho. Celso Morais pontuou ainda que a gestão municipal tem total respeito e cuidado com os empreendedores da cidade, inclusive na manutenção da Sala do Empreendedor.

Renata Moura Simas, gerente regional do SEBRAE, acrescentou que esta será uma semana de “muitos aprendizados e experiências que mudarão a forma como os empreendedores poderão lidar com os seus negócios, bem como vender mais e melhor”.

Inclusive aumentar a demanda de vendas é o objetivo final de todo empresário e muitos, que começaram como microempreendedores individuais, hoje já migraram para a modalidade de microempresa, como é o caso da Laura Araújo, empresária do segmento de moda praia. Laura afirmou que depois de um ano sendo MEI sua empresa cresceu tanto que teve que mudar de categoria, porém a experiência como microempreendedora a deixou mais segura para fazer esta transição. Laura também elogiou a maneira como sempre foi atendida pelos agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, sanando suas dúvidas e instruindo na maneira correta de proceder.

Toda a Semana do MEI está sendo organizada pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e também pelo SEBRAE. O secretário da pasta anfitriã, Roberto Bandeira, recebeu os empresários, bem como os secretários municipais, vereadores e representantes de instituições. Logo após a palestra também foi servido um café da manhã para o público presente.

Veja programação

Fonte – Secom Paraíso do Tocantins