Jornalista teve a perna picada enquanto dormia – Foto – Divulgação
Equipe Gazeta do Cerrado
A jornalista Maju Cotrim levou um susto na noite desta segunda-feira, 29, enquando dormia em casa. Ela foi picada por um filhote de escorpião que estava em cima da cama e ela não viu.
As picadas desse aracnídeo podem causar dor, inflamação no local, vermelhidão e inchaço. Além disso, em casos mais graves, a picada pode causar enjoo, vômitos, dores e cabeça, espasmos musculares, queda de pressão ou hipertensão e até, risco de morte.
No Tocantins, picadas de escorpião não rotineiras. Conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), desde o início do ano até o dia 29/05/2023, foram pelo menos 547 casos no Tocantins.
Do total de casos em todo o Estado, 34 foram registrados em Palmas no primeiro quadrimestre do ano. Além disso, conforme a Secretaria Municipal de Palmas (Semus), foram feitas 11 solicitações de moradores para retirada de escorpião em residências.
Foram capturadas ainda no mesmo período, 20 animais peçonhentos, sendo das espécies Jaguajir agamemnon (06), Tityus confluens (12) e mattogrossensis (02).
Em casos de um ataque, é recomendado lavar o local com água e sabão em abundância, se possível, chame alguém preparada para fazer a captura ou fazer imagens do animal e se dirigir o mais rápido possível a unidade hospitalar.