Previsão e baixa umidade no Tocantins – Foto – Inmet/Divulgação

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

Chegou a época em que tocantinense precisa se hidratar ao máximo e evitar o sol durante longos períodos, sobretudo entre 11h às 16h30.

A temporada de praias está logo, ali, mas também a secura, o fogo, a poeira e o calor intenso já chegaram ao Estado.

Nesta segunda-feira,5, um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que pelo menos 24 cidades ficarão com a umidade relativa do ar entre 30 e 20%. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é que esse índice fique em pelo menos 60%.

Os municípios que devem ficar alertas estão em sua grande parte nas regiões sudeste, sul. São eles:  Alvorada, Araguaçu, Arraias, Aurora do Tocantins, Cariri do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Natividade, Novo Alegre, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, São Valério, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Talismã.

Conforme o alerta há riscos de incêndios florestais.  As instruções para não passar sufoco no durante esse período são beber muita água, evitar desgastes físicos em horários mais secos, evitar a exposição do sol em períodos em que estiver mais quente e em caso de dúvidas, entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

O clima tempo a temperatura em Palmas hoje deve alcançar a máxima de 35º, entre às 12h e 16h. A mínima será de 23º.

Até o próximo dia 9 deste mês, segundo o Clima Tempo, a temperatura na capital variar entre 33º até 35º em momentos mais quentes do dia.