Casal – Foto – Divulgação

As datas comemorativas são essenciais para a movimentação e crescimento das vendas no comércio. Neste primeiro semestre do ano, após o Dia das Mães, o varejo conta com o Dia dos Namorados, que deve dar um fôlego neste mês que fecha o segundo trimestre de 2023. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, e repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, cerca de 61% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados neste ano. O comércio de Palmas espera vender cerca de 9% a mais que no mesmo período no ano passado.

 

Conforme os dados da pesquisa, 53% dos consumidores acreditam que devem comprar um único presente, enquanto 30% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes. Em média, os clientes devem gastar R$232 com presentes para a pessoa amada, o que representa R$36 a mais que em 2022. Com relação aos produtos que devem ser comprados, as roupas lideram o ranking com 41% das intenções, seguido de perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), um jantar (18%) e bombons e chocolates (16%).

 

Para o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, o comércio palmense está preparado e deve aproveitar bem o momento. “Como já sabemos, as datas comemorativas são muito importantes e nós entendemos que o comércio de Palmas sabe aproveitar bem. Em uma rápida olhada, podemos ver vitrines temáticas, anúncios de descontos e promoções. E isso é o que esperamos, um comércio que está apto para receber o consumidor”, destaca.

 

Ainda de acordo com o levantamento, os esposos ou as esposas lideram o ranking dos principais presenteados (66%), enquanto 31% pretende presentear os (as) namorados(as). Já na hora de escolher os presentes, 29% levam em consideração, principalmente, a qualidade do presente, 18% o perfil do presenteado, 16% o desejo do presenteado e 12% as promoções e descontos.

 

Quanto ao local de compra, 57% deseja comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, sobretudo em shoppings centers (26%) e nos shoppings populares (9%). Por outro lado, 36% farão as compras pela internet, sobretudo em lojas online (30%). Na hora de escolher o local de compra, 57% afirma que são influenciados pelo preço, 50% pela qualidade dos produtos, 38% pelas promoções e descontos e 32% pelo frete grátis.

 

Com relação aos pagamento, a principal forma será à vista (68%), com destaque para o PIX (21%, aumento de 7 pontos percentuais comparado a 2022), cartão de débito (17%) e cartão de crédito à vista (15%). Já 29% deve pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito parcelado (26%).

 

Para presentear o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos financeiros já assumidos. A pesquisa mostra que 34% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, um aumento 8 pontos percentuais em comparação com o ano passado. Entre estes, 76% estão com o CPF negativado em serviços de proteção ao crédito. Além disso, 12% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada.

 

Os dados revelam ainda que 33% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. As justificativas para ultrapassar os limites do orçamento passam por achar que ele(a) merece (33%), querer agradar o parceiro(a) não se importando se vão gastar mais do que deveriam (24%) e gostar de agradá-lo, independente de terem que fazer dívidas para isso (19%).

 

“Como de costume, reforçamos que o consumidor faça um planejamento financeiro real e responsável e que não gaste além do que pode. É importante ter disciplina e usar a criatividade para comemorar a data. Procure por promoções, faça pesquisas de preço. O comércio de Palmas tem opções para todos os gostos e bolsos”, finaliza Silvan Portilho.

Fonte – Ascom CDL