“Este evento marca o reencontro de Palmas com o seu título de capital ecológica. Ainda, em novembro do ano passado, durante a COP 27, vislumbrei a possibilidade de trazer este encontro para a Capital do Tocantins, hoje concretizamos este desejo. Para nós é um prazer sermos palco de discussões tão importantes”, ressaltou a prefeita Cinthia Ribeiro na solenidade de abertura do 2º Encontro Nacional do Iclei e o XXVIII Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais, que integra a programação da Semana do Meio Ambiente. No evento, que aconteceu no auditório do Parque do Povo Arnoud Rodrigues nesta terça-feira, 6, a cidade de Palmas, aderiu à Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe.

Diversas autoridades governamentais e representantes de órgãos participaram da abertura do evento, com um cronograma repleto de atividades, tendo foco nas discussões relacionadas à transição de matrizes energéticas, sustentabilidade, mudanças climáticas, efeito estufa e as ações para mitigação desses impactos.

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, parabenizou a gestão municipal por trazer para Palmas a pauta sustentável que é de grande relevância. “Nosso Estado é privilegiado por ter o encontro de vários ecossistemas. E nós sabemos que outras atividades são importantes também para a economia do nosso estado, e preservar o meio ambiente é fundamental. Queremos que o Tocantins cresça preservando as nossas riquezas naturais.”

A coordenadora geral de Adaptação do Departamento de Políticas, Mitigação e Adaptação de Instrumentos de implantação da Secretaria Nacional de Mudança do Clima, Inamara Santos Melo, que, na ocasião, representou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ressaltou a importância do diálogo para fortalecer ainda mais a agenda climática. “Entendemos que este convite para participar do encontro realizado pelo ICLEI engajando gestores, secretários, prefeitos e organizações, que atuam em torno da agenda climática é muito necessário. Isso nos ajuda a avançar em um tema tão estratégico como o enfrentamento às mudanças climáticas e de mobilização da sociedade.”

 

Declaração

Durante o ato de assinatura da declaração, além da Cinthia Ribeiro, assinaram o documento também a presidente da Fundação do Meio Ambiente, Meire Carreira, e o secretário-executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

Com a adesão da Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe, Palmas reafirma o seu compromisso de preservar e mitigar os danos provocados pelo crescimento urbano e econômico. A declaração está vinculada à Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), e ao Iclei – governos locais pela sustentabilidade.

 

Programação 

A programação do 2º Encontro Nacional do Iclei segue até quinta-feira, 8, e conta com espaços de visitação como a Praça da Sustentabilidade, mini palestras, atividades interativas e de realidade virtual, com explorações de ações e projetos sustentáveis desenvolvidos na Capital. 

Foto: Regiane Rocha/ Secom Palmas