Conta de energia – Foto – Divulgação
Com o término do período chuvoso no Tocantins, a temperatura começa a subir. A solução mais comum para amenizar o calor é buscar alento com o uso de ventilador e ar-condicionado. Outros aparelhos mais acionados nessa época são freezers e geladeiras. É importante destacar um detalhe que muitas pessoas desconhecem sobre o uso desses equipamentos em dias mais quentes: devido às altas temperaturas, eles exigem um esforço adicional para manter o mesmo desempenho observado em dias mais amenos.
Mesmo com essa perspectiva de calor intenso, existem diversas maneiras de economizar energia elétrica e uma delas é compreendendo melhor informações que estão na conta de luz. A Energisa oferece orientações sobre como entender a composição da fatura, acompanhar o histórico de consumo – que demonstra os consumos faturados nos últimos doze meses e a média – conhecer a data prevista para a leitura e verificar os valores detalhados, informações que podem ser encontradas na conta de energia. Além disso, o consumidor pode utilizar os canais de atendimento, caso tenha dúvida quanto a alguma informação do seu consumo mensal.
A variação no período de leitura da conta de energia elétrica, que geralmente oscila entre 27 e 33 dias, isto é, de até seis dias, também pode influenciar no valor final da fatura. Caso o período de leitura seja mais longo, os clientes terão mais dias registrados e consumidos, o que pode levar a um valor mais alto na conta, quando comparado ao mês anterior.
O analista em eficiência energética da Energisa, Domingos Júnior, também alerta que, mesmo mantendo os mesmos hábitos, o consumo de energia tende a aumentar devido ao calor intenso. “Por exemplo, se você costuma utilizar o ar-condicionado em uma temperatura de 23ºC, o aparelho precisará trabalhar mais intensamente em períodos mais quentes para atingir essa temperatura”, alertou o analista.
Trocando em miúdos, isso significa que mesmo sem perceber e sem mudar hábitos, o consumo de energia pode subir nos dias mais secos e quentes. Para evitar o consumo excessivo é importante que os equipamentos e sistemas elétricos estejam devidamente dimensionados para cada local específico, seguidos das melhores recomendações de instalação elétrica. O mesmo acontece, por exemplo, com a geladeira. Mesmo que uma pessoa mantenha os hábitos, cada vez que a porta da geladeira é aberta, o ar quente externo entra, fazendo com que o compressor “trabalhe mais” para garantir que o interior da geladeira permaneça refrigerado na temperatura desejada.
O coordenador da Energisa Tocantins, Roger Pereira, pontua que uma boa opção para entender essa variação é observar o histórico do consumo que está na conta de energia, ou no aplicativo Energisa On. Com essas informações em mãos é possível observar que o consumo nos meses secos e com o término do período chuvoso, acaba sendo maior. “É importante, no momento de analisar esse histórico, olhar também como foi o consumo no mesmo período do ano anterior, pois as alterações de temperatura fazem a diferença na conta. Temos que usar a energia de forma consciente durante todo o ano, mas nos dias de muito calor, o cuidado precisa ser redobrado”, pondera Roger.
A Energisa destaca dicas importantes que podem te ajudar a economizar energia elétrica no período mais quente do ano. Quando for comprar eletrodomésticos, dê preferência aos que têm o “Selo Procel classe A”. Isso significa que eles são mais econômicos e gastam menos energia.
Dicas específicas para usar o ar-condicionado
- O aparelho deve ser pensando de acordo com o tamanho do ambiente em que será utilizado. Quanto maior o lugar, mais potente precisa ser;
- Se o equipamento for antigo é importante programar a substituição por um novo, com maior eficiência;
- Ao utilizar, garanta que as janelas e portas do ambiente estejam fechadas;
- Use na temperatura entre 23°C e 24°C. Ao ficar muito tempo fora do ambiente, desligue-o;
- Limpe os filtros a cada quinze dias. E faça uma higienização completa com profissional especializado entre seis meses e um ano, a depender da intensidade da utilização. A sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.
Geladeira e freezers: dicas para economizar
- Instale longe de locais ou equipamentos de aquecimento, como forno elétrico, fogão, churrasqueira e micro-ondas, e preferencialmente em um lugar que não pegue sol;
- Procure reduzir as vezes em que são abertos, assim a conservação da temperatura interna será mantida com menor uso do compressor;
- Evite guardar alimentos quentes;
- Não use a parte de trás para secar roupas ou sapatos. Isso reduz a eficiência do equipamento;
- Não desligue o equipamento à noite para ligá-lo na manhã seguinte;
- Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições.
Sobre a última dica, o coordenador da Energisa sugere: “Pegue uma folha de papel e prenda na porta da geladeira onde pegue a borracha. Feche a porta, de forma que o papel fique preso. Se isso não acontecer, é sinal a borracha não está vedando corretamente e o indicado é que seja feita a manutenção”, conclui Roger.