Programa Melhor em Casa – Foto – Luciana Barros/Governo do Tocantins

O Programa Melhor em Casa ligado ao Hospital Geral de Palmas (HGP), ampliou o horário para beneficiar os pacientes no período noturno e segue  contribuindo para desafogar os hospitais de emergência e ao mesmo tempo proporcionar um atendimento mais humanizado e no aconchego do lar. O Serviço dispõe de uma equipe multiprofissional, formada por clínicos gerais,  pediatras, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros, que acompanham em média, 160 pacientes, por mês.

 “Nosso objetivo principal é melhorar a assistência, agora com medicação de 8 em 8 horas,  podemos contribuir ainda mais na desospitalização segura do paciente. O Programa Melhor em Casa  por meio do Serviço de Atenção Domiciliar  (SAD) busca proporcionar qualidade de vida ao usuário  do Sistema Único de Saúde. Os pacientes são de média complexidade que necessitam da assistência   da  equipe multidisciplinar com maior constância e ao mesmo tempo desocupar leitos e evitar que ele volte para a unidade hospitalar  recebendo tratamento no conforto do da sua casa. Cerca de 98% dos pacientes atendidos pelo programa são desospitalizados do HGP. Os demais são oriundos de outras unidades hospitalares que  possuem leitos do Sistema Único  de Saúde”, explicou a coordenadora do serviço, Maria das Graças Rios.

A Marcela Guedes conta que seu pai de 82 anos é um dos pacientes beneficiados com este novo horário. “O atendimento noturno veio facilitar o cuidado e contribuir para qualidade de vida, já que ele é um paciente com estágio da doença avançado. Meu pai recebe toda  assistência em casa e isso faz com que  não necessite  ir ao hospital,  evitar contrair outras doenças devido a sua imunidade. Muito bom contar com este suporte noturno da equipe do programa”, declarou.

Como ter  acesso?

Para que o paciente possa ser admitido no serviço,  usuário do Serviço de Atenção Domiciliar é necessário sua prévia concordância e de seu familiar ou de seu cuidador, com assinatura de termo de esclarecimento e responsabilidade, além da solicitação do médico que o assiste no hospital. Caso o usuário esteja em casa e necessite de acompanhamento é necessário levar ao SAD a solicitação do médico da unidade Básica de Saúde (UBS) da família que presta assistência ao paciente. Para mais informações, podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou ligar no telefone 3218-1059.

Fonte – Ascom SES-TO