(Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) irá realizar Ato Público onde todos os trabalhadores em Educação da rede estadual e municipal participarão. A manifestação será realizada nesta terça-feira 05, às 17 horas. A concentração será na Avenida Tocantins (ao lado da passarela), em Taquaralto – Palmas – TO. O ato é em protesto contra a Reforma da Previdência.
De acordo com o Sintet, os profissionais da Educação (rede estadual e municipal de Palmas) acompanhados de outros movimentos sociais estarão dialogando com os trabalhadores (as), transeuntes e sociedade em geral local sobre os malefícios da Reforma da Previdência do governo Temer, a letargia do governo estadual Miranda e a enganação que é a gestão do prefeito Amastha.

 

Entenda

O governo do presidente Michel Temer promove uma reforma da previdência que prevê unificar os sistemas público e privado, em um país abalado por um forte déficit fiscal e onde muitos se aposentam com pouco mais de 50 anos.

O projeto propõe idade mínima para a aposentadoria de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens.

Atualmente, “têm homens se aposentando na faixa dos 50 e mulheres também com 50 e poucos”, por conta do tempo de contribuição. “Estamos gradativamente acabando com isto por meio desta reforma para ficar apenas com a aposentadoria por idade”, explicou à AFP o secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano.

– O projeto atual prevê 40 anos de contribuição para se ter direito à aposentadoria completa. O inicial exigia 49. É um dos pontos mais criticados em um país com milhões de trabalhadores informais.

– Inicialmente, o projeto previa uma contribuição pelo período mínimo de 25 anos para se obter o benefício, mas o governo optou por manter os atuais 15 anos.

– Haverá uma transição até 2038, quando o novo sistema terá plena vigência.

– A reforma busca unificar os sistemas privado e público, o último muito mais oneroso e apontado como um “privilégio” pela propaganda oficial.

Com informações da Exame.