Movimento Pró-BR-010 – Foto – Divulgação
Com forte mobilização durante a plenária do Plano Plurianual Nacional (PPA) 2024/2027 em Palmas, nesta sexta-feira, 16, o Movimento Pró-BR-010 cobrou e ouviu garantias de autoridades de que a rodovia federal BR-010, compõe as propostas a serem incluídas no referido plano do Executivo federal.
Conforme avaliação do movimento, ficou categórico, tanto na coletiva à imprensa, como nos discursos das autoridades, o compromisso de priorizar a BR-010 no PPA. As falas nesse sentido foram proferidas pelo governador Wanderlei Barbosa e ministros Flávio Dino e Simone Tebet coordenadora do PPA nacional.
“Nós do movimento, somos gratos a todos que lutam e tomam decisões em favor dessa obra, que tem um cunho econômico e social extremamente relevante para o Tocantins e para o Brasil”, destacou Elpídio Lopes coordenador do Pró-BR-010.
Os dirigentes do movimento reconhecem a defesa do governador Wanderlei Barbosa, em prol da referida obra.
“Reconhecemos, apesar de demorada, mas visível hoje, a defesa contundente do governador, junto ao governo federal, quanto ao retorno da construção da BR-010. Hoje estamos mais confiantes de que a obra pode voltar a acontecer”, pontuaram as lideranças.
Baseando-se em informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), após conclusão dos estudos de viabilidade econômica e ambiental, o próximo passo para retomada das obras da estrada, será a contratação de uma empresa para realizar o projeto de engenharia e na sequência a licitação da construção.
Considerando as etapas realizadas, o movimento deseja, além da inclusão no PPA, a liberação imediata de recursos, pelo Executivo, ou de emenda da bancada, para o projeto de engenharia, a inclusão da obra no Novo PAC, e quebra das burocracias para antecipar o reinício dos serviços de pavimentação.
“Estamos confiantes, pois temos recebido apoio da Senadora Professora Dorinha, que hoje é a coordenadora da Bancada tocantinense no Congresso Nacional”, explicou Elpídio.
BR-010
Na parte tocantinense, a BR-010 passa pela margem direita do rio Tocantins. Região justamente onde está o berço das tradições tocantinenses como os municípios de Paranã, Arraias, Natividade, Porto Nacional, Itacajá e Goiatins.
Entre inúmeros benefícios a BR-010 facilitará o acesso às rotas turísticas do sudeste, leste e nordeste do Estado como bem o Jalapão.
A BR-010 vai oferecer a todas as regiões por onde passará, o mesmo que a BR-153 oferece às comunidades do lado esquerdo do rio Tocantins como: escoamento da produção, dignidade e êxito à economia em geral.
Com sua conclusão a BR-010 desafogará a BR-153, em até 30%, e ajudará no abastecimento dos modais da Ferrovia Norte-Sul e da futura Hidrovia Araguaia/Tocantins. A rodovia federal é uma via que liga Brasília à Belém e coerta o Tocantins por cerca de 735 km, desde Paranã sul e Goiatins no nordeste do Estado.
Fonte- Assessoria