Operação Bullion – Foto – Polícia Federal
Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado
A Polícia Federal divulgou nesta quinta-feira, 22, imagens e um vídeo das diligências realizadas pela Operação Bullion, contra uma quadrilha que extraia ouro ilegamente em terras indígenas e exportava para países como Itália, Emirados Árabes e EUA.
A operação é um desdobramento da Operação Kukuanaland de fevereiro de 2023 também da PF contra o esquema que movimentou cerca de R$ 130 milhões.
Leia aqui sobre o assunto – R$ 130 milhões em ouro: Quadrilha suspeita de extração ilegal em terras indígenas no TO é alvo de operação da PF; ASSISTA | Gazeta do Cerrado
Durante as diligências nesta quinta-feira, a PF cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Gurupi, em Goiânia (GO), São Paulo (SP) e em outras cinco cidades do Pará.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) também participou da operação e durante as buscas, foi encontrado um motor usado em garimpo, para fazer a extração o ouro.
Conforme as investigações, garimpeiros ilegais, compradores de ouro e laranjas assumiram empresas e ajudavam os criminosos no esquema. Segundo a PF, eles receberam recursos milionários e foram indiciados.
Veja vídeo e fotos