Vistoria na UTI do HGP Foto – Marcelo de Deus/MPTO
O promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, da área de defesa da saúde, realizou vistoria na UTI adulto do Hospital Geral de Palmas (HGP) nesta terça-feira, 4, tendo constatado algumas inadequações. Entre elas, a insuficiência de técnicos de enfermagem, podendo chegar a até 28 profissionais.
Outro fato apontado é que só existe uma farmácia para atender a UTI adulto, que se distribui em dois pavimentos do HGP. Em razão disso, os servidores precisam subir escadas para buscar todas as medicações. Além de dificultar a dinâmica dos trabalhos, o problema também compromete o tratamento dos pacientes.
Ainda foram relatados problemas relacionados à manutenção e ao comprometimento da equipe, em decorrência de atrasos salariais.
O membro do Ministério Público designou uma audiência administrativa com representantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para o próximo dia 18, para discutir estes problemas.
O que diz a SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que já realizou notificações junto à referida empresa, sobre irregularidades na execução do serviço contratado e os fiscais têm acompanhado as atividades para garantir a assistência da população.
A Pasta destaca que paralelo a isso, já trabalha um novo processo de licitação para a substituição da contratada, o qual deve ser publicado nas próximas semanas.
Palmas, 04 de julho de 2023
Secretaria de Estado da Saúde
Fonte – Ascom – MPTO