Conteúdo Gazeta do Cerrado

O Congresso em Foco divulgou nesta terça-feira (25) a lista final dos parlamentares aptos a concorrer ao Prêmio Congresso em Foco 2023. A lista preliminar com os nomes dos congressistas pré-selecionados ficou no ar desde 13 de julho e foram aceitas contestações até a última sexta-feira (21).

Ao todo, 419 deputados federais e 65 senadores participam da premiação mais importante da política brasileira. Do Tocantins, dentre os deputados federais estão aptos a concorrer Vicentinho Junior (PP), Ricardo Ayres (Republicanos), Alexandre Guimarães (Republicanos), Antônio Andrade (Republicanos), Lázaro Botelho (PP), Filipe Martins (PL), Eli Borges (PL) e Carlos Gaguim (UB).

Conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.

Novidade

A maior novidade da premiação neste ano é que, ao votar nos “Melhores da Câmara” e nos “Melhores do Senado”, o público também estará escolhendo os parlamentares que serão distinguidos regionalmente. Nesse caso, serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

Além da votação do público, feita pela internet, serão premiados os congressistas escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri especializado. Em todos os casos, a seleção será feita entre 7 e 31 de agosto, mas os nomes dos parlamentares premiados serão divulgados apenas em 21 de setembro.