Deputada Estadual Claudia Lelis – Foto – Divulgação
“A criação da Frente Parlamentar em Defesa do Bioma Cerrado tem objetivo de contribuir para a preservação no Tocantins desse importante ecossistema”, defendeu a parlamentar Claudia Lelis (PV) na apresentação do requerimento em regime de urgência para implantação das Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa. Considerado o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado é tido como o berço das águas do país, pois possui nascentes que abastecem todo o território brasileiro, como os rios São Francisco, Tocantins e Araguaia.
O bioma Cerrado ocupa 87% do território tocantinense, “isso traz para nós gestores e parlamentares desta Casa de Leis uma grande responsabilidade na proteção deste bioma e tenho certeza que a criação da Frente Parlamentar irá contribuir com as discussões, trabalhos e ações de proteção do cerrado tocantinense”, pontuou Claudia Lelis.
A deputada também destacou que é importante a Assembleia aprofundar um debate sobre este tema, principalmente com a presença de entidades, universidades, ambientalistas e representantes dos municípios onde o desmatamento está acontecendo no Tocantins.
“Temos que trabalhar em conjunto, trazendo esta discussão para dentro da Assembleia, e principalmente contribuindo com o Governo do Tocantins, na busca de solução para esse problema”, afirmou Lelis.
Entre as ações já apresentadas pelo Governo do Estado está a busca por recursos junto ao Fundo Amazônia, que detém R$ 3,4 bilhões para ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, para contribuir com os trabalhos e ações do Governo.
Fonte – Ascom Claudia Lelis