Um homem de 41 anos foi detido em flagrante por manter aves silvestres em cativeiro em uma fazenda próxima ao município de Natividade, na região sudeste do estado. Além do crime ambiental, a Polícia Militar (PM) descobriu que o suspeito também estava com um mandado de prisão em aberto por um homicídio ocorrido em Araguacema, em 2012.
A ação aconteceu nesta terça-feira (15), quando os policiais se dirigiram à propriedade e efetuaram a abordagem. No local, foram encontradas oito aves da espécie curió, classificadas como silvestres. De acordo com a PM, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi acionado para registrar o flagrante do crime ambiental e, após avaliação prévia, as aves foram soltas na natureza.
O suspeito foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Natividade para as medidas legais cabíveis. De acordo com a PM, ele deverá enfrentar acusações tanto pelo homicídio indicado no mandado de prisão quanto pelo crime ambiental. Além disso, ele será autuado com uma multa de R$ 4 mil por manter aves silvestres em cativeiro sem a devida autorização dos órgãos ambientais.
Conforme informado pela Polícia Militar Ambiental, manter animais silvestres em cativeiro configura um crime ambiental passível de pena de seis meses a um ano de prisão, além de multas que podem chegar a R$ 5 mil.