Exibido na noite desta terça-feira, 15, o longa-metragem “O Barulho da Noite”, escrito e dirigido pela cineasta tocantinense Eva Pereira, faz parte da programação da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o maior festival do setor no país, que ocorre até 19 de agosto. A produção foi uma das seis selecionadas, entre 300 inscritos, a compor a programação. Nesta quarta-feira, 16, aconteceu também um debate sobre o filme que contou com a presença da imprensa nacional, que demonstrou muito interesse pela produção e aplaudiu diversas vezes a equipe envolvida.
O secretário da Cultura Tião Pinheiro representou o governador do Tocantins Wanderlei Barbosa, prestigiando a exibição da obra e o debate desta quarta-feira. “Estamos com orgulho, o peito cheio e o ego lá em cima pela presença tocantinense no Festival de Cinema de Gramado. O filme foi exibido ontem maravilhosamente, super aplaudido e comentado. Reiteramos os parabéns, não só meu, mas do Governo do Tocantins, do governador Wanderlei Barbosa que viria, não lhe foi possível”, mas reiterou os parabéns à Eva e equipe e a satisfação do Estado com a importância do feito da cineasta para o nosso estado”, disse.
Emocionada, Eva Pereira destacou a importância de ter uma produção do Estado na premiação. “A gente adentrou o Festival de Cinema de Gramado no tapete vermelho, sob o manto do Divino Espírito Santo, trazido por você Tião, e foi muito especial, muito emocionante. A recepção me surpreendeu, eu confesso.”

 

Grande parte da equipe do filme entre os quais Emanuelle Araújo, Patrick Sampaio, Alícia Santana, Alice Dias, Wertemberg Nunes, Mercês Campo, Vânia Catani, Márcio Mazaron, Luís Teixeira, Léo Pinheiro, Luiz Melquíades, Ana Beatriz, além de amigos de lugares como o Tocantins, Rio de Janeiro e São Paulo, marcaram presença na exibição.
Com curadoria assinada pelo ator e diretor Caio Blat, o jornalista e professor Marcos Santuário, e a atriz e cantora argentina Soledad Villamil, O Barulho da Noite acompanha Maria Luíza, uma criança de sete anos de idade, que tem a infância roubada ao descobrir um segredo que pode destruir sua família. A produção conta com a participação dos atores Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo, Tonico Pereira, Patrick Sampaio, Alícia Santana, Ana Alice Dias, Wertemberg Nunes e Mercês Campelo, e é ambientada na zona rural do Estado, fazendo referência à cultura popular do Tocantins, ao trazer a Folia do Divino Espírito Santo como pano de fundo.