Caminha pelo fim da violência contra a mulher em Palmas – Foto – Vânia Machado/SSP-TO
Na manhã deste sábado, 19, com o apoio da Polícia Civil por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), centenas de pessoas se reuniram na Avenida Juscelino Kubitschek, em Palmas, para uma caminhada de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Com o tema “Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime”, a caminhada foi idealizada pelo Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde de Cultura de Paz – Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência, da Secretaria Municipal da Saúde (Nupav/Semus). A caminhada teve como objetivo sensibilizar a comunidade palmense sobre o combate à violência doméstica e feminicídio.
A coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, ressalta a importância dessa ação para que as mulheres consigam romper o ciclo da violência. “Essa caminhada mostra à população que não é só a mulher violentada que deve fazer a denúncia. Todos nós devemos estar atentos e denunciar”, afirmou.
Titular da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM – Palmas), a delegada Suzana Fleury, destacou que o contato entre a rede de proteção à mulher e a comunidade é relevante para que as pessoas tenham acesso à informação. “A ação é de suma importância para que a população conheça sobre os tipos de violência e locais de denúncia. As mulheres precisam saber que elas têm com quem contar”, enfatizou.
A delegada ainda reforçou a atuação da Polícia Civil no combate à violência doméstica durante a Operação Shamar, que terá início na próxima segunda-feira, dia 21, e seguirá até o dia 15 de setembro. “Nesse período, todos os 139 municípios do Tocantins vão receber algum reforço para que as investigações de crimes de violência contra a mulher sejam intensificadas, além de verificações minuciosas de cumprimento às medidas protetivas, ações educativas, preventivas, ostensivas e repressivas”, explicou.
Operação Shamar
Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sob a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), a Operação Shamar compreende um esforço do Governo do Tocantins em viabilizar atuação integrada e harmônica entre as forças de segurança do Estado, a fim de otimizar o empenho de recursos e aumentar a capacidade de resposta às demandas por segurança. As ações serão coordenadas pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), vinculado à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública (SSI/SSP-TO)/
Fonte – Dicom SSP-TO