Queimada em fazenda em Porto Nacional – Foto – Reprodução

O Tocantins já registrou 4.815 focos de queimadas desde o início do ano. O número é alto e coloca o estado em 4º lugar no ranking nacional, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Veja os estados com maiores focos:

  1. Mato Grosso – 8.964
  2. Pará – 7.231
  3. Maranhão – 6.744
  4. Tocantins – 4.815

 

O amento dos focos neste ano preocupa as autoridades e os proprietários de áreas rurais. “Essa segunda quinzena de agosto e a primeira de setembro e às vezes se estende no mês de setembro todo, é o que nos preocupa mais. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30%, temperaturas sempre acima de 30 graus e rajadas de vento acima de 30 km/h”, explica o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Alex Matos Fernandes.

Um dos últimos incêndios foi registrado em uma fazenda, na zona rural de Porto Nacional. Boa parte da produção de soja e de milho ficou comprometida. Dos seis mil hectares de propriedade, pelo menos dois mil foram atingidos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os estragos poderiam ser maiores se não fossem os aceiros feitos pelos funcionários e vizinhos que ajudaram a combater as chamas.

O fogo se espalhou de forma rápida e uma grande nuvem de fumaça ficou sobre a TO-050. Foi quase um dia inteiro para apagar as chamas. O gerente da fazenda, Carlos Boni, foi o primeiro a chegar onde a queimada começou.

“Quando eu cheguei aqui, o carvão estava em chamas, o fogo se alastrou pela palhada e nós não conseguimos controlar”, disse.

Uma equipe da Polícia Científica esteve no local para fazer a perícia. Serão analisadas as imagens feitas no lugar e também por satélite. O material será usado pela Polícia Civil, durante o inquérito.

O prejuízo foi grande. O desafio agora é fazer com que a terra fique produtiva novamente. “Ficamos um ano e meio para fazer uma cobertura boa e tudo foi perdido agora”, disse o produtor rural Valdir Rossato.

Fonte – G1 Tocantins e TV Anhanguera