Local onde aconteceu o crime – Foto – Reprodução

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

O caso do estupro da garotinha de 5 anos, em Miranorte, região central do Tocantins, revoltou e comoveu moradores de todo o Estado. O crime aconteceu no último dia 22/8 e o acusado foi preso após a vítima ser encontrada em um bueiro, às margens da BR-153.

Leia sobre o assunto – Menina de cinco anos é estuprada e criminoso é preso em matagal após vítima ser encontrada em bueiro no TO | Gazeta do Cerrado

Imagens cedidas pelo jornalista Matheus Morais, do SBT Tocantins, à Gazeta do Cerrado,  mostram o local do crime, onde foram encontrados uma bicicleta, mochila e roupas da vítima sujas de sangue. (Assista mais abaixo). 

Roupa da vítima suja se sangue – Foto – Matheus Morais/SBT Tocantins

A criança tinha sumido de casa e foi dada como desaparecida por volta das 17h. Segundo a polícia, uma mobilização entre os moradores de Miranorte encontrou a menina por volta das 20h no bueiro. O homem tentou fugir para um matagal, mas foi capturado pela população.

Depois de ser preso, o criminoso precisou ser transferido para Palmas por conta do perigo dele ser linchado.

Leia também – Homem que sequestrou e estuprou criança de 5 anos no TO estava com mandado aberto por homicídio | Gazeta do Cerrado

A criança que estava internada no Hospital Regional de Miracema do Tocantins, precisou ser transferida para o Hospital Geral de Palmas (HGP).

A mãe da vítima contou em entrevista ao G1 Tocantins, que ela está muito traumatizada e que tem medo até do toque equipe que está fazendo os atendimentos.

“Ela não deixa mexer nela. Quando os médicos vieram avaliar, o pessoal da polícia e IML, que veio fazer perícia nela, ela ficou retraída pedindo para não mexer nela que doía”, disse.

Leia mais sobre o assunto – Absurdo e revolta: traumatizada, criança vítima de estupro é internada no HGP | Gazeta do Cerrado

Veja vídeo

Caso em Dianópolis

Divulgação

No sudeste do Tocantins, um caso de estupro contra uma garotinha de 5 anos, em Dianópolis também revoltou moradores.

A menina brincava na porta de casa e sua irmã informou que estava deitada, quando ela chegou assustada e pedindo ajuda. A vítima contou que um homem passou, puxou ela pra dentro do mato e mostrou as partes íntimas.

Conforme a Polícia Militar (PMTO), a vítima relatava ainda dores e tinha sangramento nas partes íntimas.

A irmã da menina chamou a madrinha para que pudesse ajudar e momentos depois a mãe chegou do trabalho. Uma vizinha deu as caraterísticas do suspeito e disse que ele usavauma camisa manga longa azul, boné preto e calça jeans. Ele foi abordado e mentiu que estava trabalhando na hora do crime.

A polícia disse ainda que tirou uma foto do suspeito e enviou para os familiares e uma vizinha acabou mostrando a fotografia do suspeito para a criança, que começou a chorar.

A mãe do autor confirmou que seu filho tinha saído de casa usado as roupas mencionadas pela vizinha da vítima e entrou para os policiais.

A criança foi encaminhada para uma unidade hospitalar em Palmas e o suspeito apresentado na Delegacia em Dianópolis.

Estupros de vulneráveis no Tocantins

Os casos de estupros de vulneráveis no Tocantins tem assustado e desde 2020 tem acendido um alerta vermelho para a quantidade de registros.

Conforme um levantamento feito pela nossa equipe reportagem nesta quinta-feira, 24, através de dados disponibilizados em um sistema da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), em 2020 foram registrados no Estado 465 estupros de vulneráveis, ou seja, de crianças e/ou adolescentes, entre 1º de janeiro a 22 de agosto.

Fonte – SSP-TO

Em 2021, o número um subiu para 488, no mesmo período de janeiro a agosto.

Fonte – SSP-TO

Já em 2022, os registros deram um salto para 540, ou seja, 52 casos a mais do que no ano anterior também no mesmo período.

Fonte – SSP-TO

Até o momento, 2023 o TO registrou 513, número um pouco menor, mas ainda assim alarmante.

 

Em 2022 a Gazeta do Cerrado entrevistou a psicóloga do desenvolvimento, Raimara Lourenço e ela explicou sobre os traumas das pessoas que sofreram estupros. (Leia abaixo).

EXCLUSIVO GAZETA! Tocantins vive momento delicado e assustador de casos de estupros | Gazeta do Cerrado