Que as frutas fazem bem para a saúde, todos já sabem. Mas você sabia que há uma bem popular presente no quintal de várias famílias brasileiras que contém alto valor nutricional e é riquíssima em vitamina C? Estamos falando da acerola.

Muitas pessoas acham que a laranja é a mais abundante neste nutriente. No entanto, a nutricionista Thaiz Brito revela um detalhe surpreendente: “Algumas variedades de acerola chegam a ter 20 vezes a quantidade de vitamina C em comparação com a laranja e o limão.”

Segundo a especialista, por ter uma vasta gama de nutrientes, como fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio, vitamina A e antioxidantes (flavonóides e carotenoides), a acerola poder uma grande aliada contra doenças cardiovasculares.

A frutinha ainda aumenta a imunidade, evitando resfriados e gripes. E mais: controla o colesterol, ajuda na saúde da tireoide, auxilia na absorção do ferro e até a retarda o envelhecimento precoce.

A melhor forma de consumir é in natura. Para aqueles que desejam usar a criatividade e variar a forma de consumo, há opções de sucos, shakes, sorvetes tropicais e receitas fitness.

Como nada em excesso é bom, Thaiz recomenda não exagerar na hora de consumir a acerola. “Por se tratar de uma fruta cítrica, o excesso pode levar ao incômodo estomacal e até ao aumento da acidez na boca, sendo relacionado ao surgimento de aftas e prejuízos à saúde dental. Em 100 g da fruta, há 1.505 mg de vitamina C e apenas 30 calorias. Essa quantidade já atinge a necessidade diária da vitamina”, finaliza Brito.