Neste domingo, 27, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade que abrange 74 municípios situados nas regiões sul e central do Tocantins. O fenômeno climático tem despertado a atenção dos moradores locais devido aos registros recentes de chuvas intensas. O aviso permanece vigente até as 22h, chamando à precaução.

O alerta emitido pelo Inmet possui classificação amarela, indicando um perigo potencial. Segundo o Instituto, é possível que ocorram chuvas com volume variando entre 20 e 30 mm por hora, podendo atingir até 50 mm diários. Além disso, ventos intensos com velocidades de até 60 km por hora e ocorrência de granizo também são possibilidades que devem ser consideradas.

De acordo com as previsões do Inmet para a próxima segunda-feira (28), a perspectiva é de um cenário com céu predominantemente nublado e ocorrência de pancadas de chuvas. As temperaturas esperadas para algumas cidades são de 35 graus em Palmas, 38 graus em Araguaína e 36 graus em Gurupi.

O Instituto Nacional de Meteorologia emite algumas orientações importantes para lidar com os possíveis efeitos adversos do fenômeno climático:

  1. Em situações de rajadas de vento, evite abrigar-se sob árvores, pois há um risco leve de quedas e descargas elétricas. Além disso, é recomendado evitar estacionar veículos em proximidade de torres de transmissão e placas publicitárias.
  2. Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de tempestade.
  3. Para informações adicionais e orientações, é possível entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199, assim como com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.