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O Movimento Pró-BR-010 questiona: porque a falta do projeto executivo vem atrasando desanimadoramente a construção da BR-010 no Tocantins, mesmo sendo ela uma rodovia de extrema relevância para o Estado e para o Brasil?
Os componentes do Movimento Pró-BR-010 afirmam que a pergunta tem maior razão após o lançamento do Novo Programa de Aceleramento do Crescimento – PAC, pelo Governo Federal, pois o programa não absorveu a construção na parte inacabada da estrada no Tocantins por inexistência do referido projeto de engenharia.
Segundo o grupo, a frustração se justifica por ser uma obra antiga e paralisada desde 2008. Foram repetidas todas as etapas de licenciamento, gastando tanto tempo e novos recursos, mesmo faltando o projeto de engenharia, atrasando ainda mais os trabalhos.
“Já que a obra tinha sido iniciada no passado, não dá para entender a necessidade de refazer todos os estudos para liberação dos serviços. E por que tanta demora para refazê-los?”, questiona membros do Movimento.
BR-010
A BR-010 é uma rodovia federal que parte de Brasília para Belém do Pará, passando por Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, sendo que dos cerca de 735 km no Estado do Tocantins, de Paranã a Goiatins muita coisa ainda precisa ser feita. A rodovia federal passa de norte a sul da margem esquerda do Tocantins, uma região com diversas potencialidades, mas ainda pouco desenvolvida por falta de acessos de qualidade.
Dentro desta análise, o trecho com maior urgência para o Movimento está entre Aparecida do Rio Negro a Goiatins, com cerca de 300 km, o qual possui pequenas partes pavimentadas e a maioria sem nenhum serviço. Esse trecho atenderá cidades ainda isoladas por falta de pavimentação asfáltica, como Rio Sono e Itacajá, entre outras.
Problemas rotineiros
Nos trechos sem pavimentação localizados entre Rio Sono, Santa Maria, Itacajá e Goiatins, são rotineiros os problemas em ladeiras e pontes precárias. Ainda nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, mais uma vez caminhões não conseguiram subir a ladeira do Bigode, em Rio Sono, e em Itacajá um cavalo ficou preso em um buraco na problemática ponte do Cartucho, como mostram fotos encaminhadas por populares.
Falta de interesse
O Pró-BR-010 avalia que tem faltado interesse dos representantes do governo Federal e mais dedicação das autoridades do Tocantins na defesa dessa infraestrutura, “que, sem dúvida”, promoverá o desenvolvimento econômico e social do Estado.
O Movimento esclarece que vem solicitando a intermediação de membros da bancada federal para conseguir uma audiência junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, em Brasília, para tratar do assunto, mas não tem obtido sucesso.
O segmento de luta afirma reconhecer a defesa que o governador Wanderlei Barbosa vem fazendo em favor da BR-010, mas deseja que ele solicite aos órgãos responsáveis a elaboração do projeto com a rapidez que o caso requer.
“Sabemos que tem peso e grande relevância a solicitação do governador junto aos órgãos federais, quando se trata de uma obra da União dentro do Estado”, pontua Elpídio Lopes, coordenador do Movimento.
“Protocolamos no Palácio Araguaia, um pedido de reunião assinado por prefeitos, em caráter de urgência, para tratar do assunto com o governador, mas até o momento não fomos chamados para o encontro”, reforça Elpídio.
Os membros da organização popular juntamente com os representantes municipais, afirmam que só poderão ser recebidos nos órgãos de Brasília por intermédio das autoridades estaduais.
Também esperam que as lideranças políticas do Estado compreendam a importância da BR-010 para o Tocantins, postura que não tem sentido nos parlamentares da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional, com ressalvas ao senador Eduardo Gomes que tem abraçado a referida causa.
Novo superintendente
O movimento conta que foi recebido pelo novo superintendente do Dnit do Tocantins, Renan de Melo, oportunidade em que o mesmo foi bastante receptivo, mas esclareceu que o projeto executivo será elaborado pelo órgão em Brasília e não no Tocantins.