Cidade de Mateiros – Foto -Gazeta do Cerrado

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

A cidade de Mateiros, na região do Jalapão, deve atingir níveis abaixo dos 12% de umidade relativa do ar, nesta quinta-feira, 14, o que é considerado grave e perigoso para a população, então, é necessário se hidratar ao máximo durante o dia.

O índice de umidade do ar deve ficar acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), abaixo dos 12% e 8% é considerado nível crítico e menor que os desertos do Saara e do Atacama.

Leia sobre o assunto – Alertas apontam índice de baixa umidade do ar no TO menor que a dos desertos do Saara e do Atacama | Gazeta do Cerrado

Três alertas – vermelho para a cidade  Mateiros, e laranja e amarelo para todas as outras regiões do Tocantins – foram publicados hoje pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e seguem até às 19h.

No caso do alerta vermelho, há grande riscos não apenas de incêndios florestais, mas também riscos à saúde, podendo causar doenças pulmonares, dores de cabeço, ressecamento dos olhos, nariz e pele.

Durante esse período é bom evitar longas caminhadas e atividades físicas nas horas mais quentes, beber muito líquido.

A tendência é que as temperaturas fiquem altas em todo o Tocantins e nas três maiores cidades do Estado, os termômetros devem atingir 39º.