Foto – Divulgação
As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que querem potencializar o seu impacto têm até 22 de setembro para se inscreverem no Reforça 3.0, programa de aceleração, capacitação e transformação social desenvolvido pela EDP, empresa controladora da Investco e Enerpeixe no Tocantins e que atua em todas as áreas de negócios do setor elétrico brasileiro, as inscrições podem ser feitas pelo site www.phomenta.com.br/reforca3.
A iniciativa conta com duas opções de jornadas de capacitação realizadas em parceria com a Phomenta: uma com foco na gestão estratégica e outra na estruturação de modelos de negócios para geração de receita. Podem participar organizações de diferentes áreas que atuem com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), e que estejam presentes em municípios na área de atuação da EDP no Brasil, nos seguintes estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.
Trinta organizações serão pré-selecionadas e passarão por um processo de avaliação, que incluirá diagnóstico de maturidade e entrevista. Ao final desta etapa, todas receberão um Relatório Institucional próprio e personalizado, gerado pela Phomenta com as principais informações contábeis, jurídicas e de maturidade da organização. As vinte primeiras iniciarão o programa de mentoria. A formação será dividida em quatro módulos, com encontros online, totalizando 93 horas de consultoria, e previsão de encerramento em maio de 2024. O programa destinará um capital semente de até R$ 50 mil entre os projetos com melhor avaliação.
As trilhas
A jornada de Gestão Estratégica é destinada a organizações com ao menos um ano de atuação e terá como foco questões relacionadas a liderança, estabelecimento de rotinas e processos, captação de recursos, voluntariado e resolução e priorização de problemas. Já a trilha de Novos Negócios é para organizações com ao menos três anos de atuação e que buscam a sustentabilidade econômica para uma atuação de impacto. Por isso, a consultoria vai trabalhar a realização de testes (prototipação), modelagem de negócio, marketing e comercial.
Reforça
Nos dois primeiros anos do programa, as organizações participantes desenvolveram iniciativas e estratégias que, somadas, captaram um total de R$ 3,3 milhões. Além disso, com a colaboração e influência do programa, as organizações conseguiram captar 111 novas parcerias e realizaram, ao todo, 162 iniciativas de melhorias e implementação de novas ideias. Outros dois dados mostram a relevância do programa: 63% dos participantes da edição de 2022 aumentaram o número de doadores e 69% ampliaram o número de voluntários.
Fonte – Cênicas Comunicação