Presidente da Abav Nacional, Magda Nassar – Foto – Gazeta do Cerrado
Foi oficialmente aberta a 50ª edição da Abav Expo, uma das maiores feiras de Turismo da América Latina, que celebra seus 50 anos de história justamente nesta quarta-feira (27), Dia Mundial do Turismo. Na maior edição de sua história e de volta às origens, a Abav Expo 2023 ocorre no Rio de Janeiro, onde tudo começou, até a próxima sexta-feira (29). O Riocentro é o grande palco do evento, que reunirá mais de 2 mil marcas e tem a expectativa de receber cerca de 40 mil pessoas.
“Declaro aberta a Abav Expo 2023. A todos, todas e todes, bem-vindos a uma Abav Expo viva”, disse Magda.
As mais importantes autoridades, entidades e lideranças do Turismo marcaram presença na cerimônia oficial de abertura e no consequente corte da fita, nesta manhã, como a anfitriã e presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o secretário de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, o presidente da Unedestinos, Toni Sando, o presidente do Conselho da Braztoa, Fabiano Camargo, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, entre tantas outras autoridades.
“Não estamos mais divididos, e sim unidos em prol de nós mesmos. É o Brasil da luta, é o Brasil do povo brasileiro. Vamos nos encantar com este Brasil único e forte, e a nossa indústria pode ser sim o grande fio condutor desta benéfica mudança”.
Com a palavra, a presidente Magda Nassar, que cumprimentou autoridades, entidades e os demais presentes. “A história da Abav sempre se misturou com a história do Turismo do Brasil. Fomos caminhando até chegar a um clique de distância. E os agentes de viagens hoje se tornaram uma figura fundamental no processo de distribuição, provado e comprovado durante a pandemia. Foram eles que trouxeram soluções infindáveis para cancelamentos e remarcações”, disse Magda.
A presidente da Abav Nacional também destacou o futuro do setor. “E as próximas cinco décadas? Chats e robôs vão ser alimentados por quem? E aquele Brasil que nos prometem, que se planeja, que se constrói? Não estamos mais divididos, e sim unidos em prol de nós mesmos. É o Brasil da luta, é o Brasil do povo brasileiro. Vamos nos encantar com este Brasil único e forte, e a nossa indústria pode ser sim o grande fio condutor desta benéfica mudança”, destacou a executiva.
Articulamos com os governos, com o Senado Federal, com a Câmara dos Deputados para que o setor não seja onerado com a alíquota cheia”, disse Magda, sobre Reforma Tributária
Segundo Magda, a 50ª Abav Expo é um case de sucesso e só está acontecendo no Rio de Janeiro por conta do apoio da FecomercioRJ, Sesc e Senac. Ela também destacou as vitórias que tivemos em prol do setor nos últimos anos, como o Perse e as demandas específicas da Lei Geral do Turismo, mas lembrou do desafio da Reforma Tributária. “Articulamos com os governos, com o Senado Federal, com a Câmara dos Deputados para que o setor não seja onerado com a alíquota cheia”, disse ela.
NOVIDADES – A AbavTalks é uma das novidades neste ano, com seis arenas e mais de 60 apresentações, com a promessa de capacitar cerca de 5 mil pessoas. A Abav Expo, com mais de 2 mil marcas e 37 mil metros quadrados, está 30% maior do que a edição do ano passado. E é a primeira Abav Expo focada na jornada ESG, uma feira mais inclusiva, mais responsável e com foco em governança. São mais de 30 práticas implementadas, o que mostra a força do setor. “Declaro aberta a Abav Expo 2023. A todos, todas e todes, bem-vindos a uma Abav Expo viva”, disse Magda.