Referência em modernização e gestão inteligente, Araguaína sediará, nos dias 17 e 18 de outubro, o evento “Transformação Digital e Cidades do Futuro”. Nele, prefeitos, gestores públicos e outros líderes municipais de todo o Brasil terão a oportunidade de debater a digitalização dos governos. A expectativa é reunir mais de 150 gestores públicos de diversas prefeituras do país.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://www.worldlabs.org/event/transformacao-digital-e-cidades-do-futuro.

Para a realização do evento, a Prefeitura de Araguaína conta com a parceria do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que é a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo.

O Sebrae, a Anciti (Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras) e a CatalisaGov, que integra atores e comunidades do ecossistema brasileiro de inovação, também apoiam a realização do evento em Araguaína, que foi motivada pelo Serpro para promover o evento por ser referência em transformação digital no Brasil.

“Nos últimos anos, nós promovemos duas importantes transformações em Araguaína. Primeiro, foi uma transformação física na cidade, com grandes obras, aumento da qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, em um processo que ainda segue em andamento. A outra grande transformação é digital, que sempre continua, tanto nos processos administrativos, como, principalmente, nos serviços oferecidos à população. Somos uma das cidades do país com menor tempo para abrir novas empresas, agilizamos os fornecimentos de alvarás, interligamos o sistema de informação com o governo federal, entre vários outros avanços”, ressalta o prefeito Wagner Rodrigues.

Serviço público de qualidade

Com base no conceito moderno de transformação digital, os debates estarão voltados para as questões de como oferecer serviços públicos de qualidade, com redução de tempo e menos custos para o cidadão; como melhorar a qualidade de vida de quem vive e trabalha no município; e como tornar mais direta e transparente a relação da prefeitura com a população.

Fabiano Souza, secretário da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína, destaca que tudo está sendo preparado para um grande encontro, que trará benefícios para Araguaína e todos os demais municípios participantes. “Além de todo o conhecimento técnico, teremos muita gente de fora na cidade, o que ajuda demais a movimentar a economia, a rede hoteleira e vários estabelecimentos de serviço”, pontua o secretário.

“Nós avançamos e seguimos avançando muito em Araguaína, mas todo evento como esse dá a oportunidade de aprender mais e de conhecer novos processos. Além disso, vamos mostrar um pouco do que fizemos aqui na cidade para os outros municípios”, reforça o prefeito Wagner.

Programação do evento

17 de outubro (terça-feira)

9 horas: Abertura – prefeito Wagner Rodrigues e Alexandre Amorim, presidente do Serpro
9h50: Gestão de Resultados – secretário Fabiano Souza
10h25: Intervalo
10h45: Cidades Inteligentes, Conectadas e Inovadoras – Johann Dantas (Anciti)
11h25: Os serviços públicos das cidades do futuro – Raquel Cardamone (Bright Cities)

12 horas: Almoço

14 horas: Vencendo os desafios de atendimento municipal – Felipe Lopes (Serpro)
14h40: Sebrae
15h20: O futuro é agora – Tiago Faierstein (ABDI)
16 horas: Intervalo
16h25: O mercado e a administração pública: como a colaboração entre empreendedores e gestores públicos podem catalisar a inovação nas cidades – Rafael Castro (SEBRAE)
17h10: Desafios do gestor público municipal – Fabiano Souza, Johann Dantas, Raquel, Cardamone, Tiago Faierstein

18 de outubro

9 às 11 horas: Rodada de Negócios para Municípios e Oficina Catalisa GOV
11h30: Apresentação Cultural com Grupo ArtPalco

Leia também – Araguaína é uma das cinco cidades brasileiras escolhidas para a 1ª edição do Programa de Aceleração Digital de Municípios | Gazeta do Cerrado

Fonte – Secom Araguaína