Do Bico-Maju Cotrim

Ela se chama Rozeny Batista tem 46 anos. Natural do Maranhão Chegou em Axixá em junho de 1980. “Eu tinha quatro anos, daí naquela época já trabalhava, paguei meus estudos, tenho 32 certificados”, disse.

Roseny recebeu a editora chefe da Gazeta, Maju Cotrim na sua residência em Axixá no final da tarde deste sábado, 14. Ela estava fazendo uma wig (peruca) de tranças, uma de suas habilidades.

Toda animada ela vai logo abrindo as portas de seu maior tesouro: a biblioteca comunitária que montou há cerca de oito anos. São centenas d exemplares fruto de doações.

“Sou raizeira, trancista, técnica em contabilidade, quebradeira de coco e há fiz curso de economia e para trabalhar com pessoas em situação de risco”, conta. A tocantinense abre as portas de sua casa para emprestar os livros para a comunidade .

“Quando começamos o trabalho foi para ajudar as crianças e adolescentes”, disse. A biblioteca funciona onde era o quarto dela, na parte de frente da casa.

As pessoas podem pegar emprestado os livros e também estudar no local. Os exemplares são de várias áreas.

“Não quero parar, quando eu conseguir comprar outra casa quero doar aqui para funcionar algo social”, disse.

A quebradeira de coco agora sonha em aumentar a biblioteca, conseguir computadores também para pesquisas e estruturar melhor. Ela mostra orgulhosa exemplares clássicos e também de várias áreas.

Quem quiser ajudar com doções pode fazer contato com ela: 63992602632.

Veja o vídeo da nossa visita a ela: