Durante a realização do Seminário Regional sobre o Projeto de Lei Diretrizes Orçamentária da União de 2024, realizado na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), na manhã desta segunda-feira, 16, o relator da matéria, Danilo Fortes (UB-CE), garantiu em conversas reservadas com representantes do Movimento Pró-BR-010 e durante a sessão de que a rodovia terá prioridade no Orçamento do ano que vem.

“Eu tenho e assumo o compromisso de priorizar recursos para a BR-010 no Orçamento de 2024”, garantiu Danilo Fortes.
O Movimento fez mobilização durante o evento a fim de ter garantias de recursos para a obra, por parte do relator, e da bancada tocantinense que estava representada no ato, pela senadora Professora Dorinha (UB), deputado Carlos Gaguim (UB) e Vicentinho Júnior (PP).

“A BR-010 vai sair do papel”, enfatizou Gaguim, que é membro da Comissão do Orçamento na Câmara Federal. Também como membro da Comissão, Dorinha disse que a bancada federal vai destinar dotação orçamentária para a 010 na LDO e Lei Orçamentária de 2024.

Na oportunidade, a conclusão da BR-010, bem como da BR-235 e BR-242, foram solicitadas pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges (UB), bem como pelos membros da Bancada Federal presentes no seminário.

Os componentes do Movimento, Elpídio Lopes e Cristiano Reis, usaram a fala para pedir garantias de recursos no orçamento para a rodovia, e falar da importância da BR-010 para o Tocantins, sendo para eles uma via colaboradora para o desenvolvimento da margem direita do rio Tocantins, além da diminuição do fluxo na BR-153.

O Movimento, que já tinha recebido promessas do diretor Geral do Dnit, Fabrício Galvão, de que a BR será incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), durante reunião na sede do órgão federal no último dia 2 em Brasília, disse-se otimista com o retorno da obra.