A Universidade da Maturidade-UMA recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023 nesta terça-feira, 24.

O evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 24, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O Prêmio consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

A UMA foi indicada ao prêmio pelo deputado federal Ricardo Ayres. O governador Wanderlei Barbosa. a primeira dama, Karynne Sotero, o vice Laurez Moreira foram a Brasília participar do evento. Entre os parlamentares do Tocantins, também estavam presentes o senador Eduardo Gomes, padrinho político do projeto desde o início, a senadora Professora Dorinha, e o deputado federal Vicentinho Júnior.

Deputados federais e senadores de outros estados também prestigiaram a premiação, que reconheceu outros dois projetos: O Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (CAEP) – Favo de Mel – indicado pela deputada Soraya Santos (PL-RJ) e governo do Estado de Alagoas  indicado pelo deputado Rafael Brito (MDB- AL).

“Quero parabenizar a todos os senhores e senhoras que fazem parte da Universidade da Maturidade, um projeto lindo, que nos ensina muito sobre a vida, sobre força de vontade e sobre protagonismo. A UMA é o mais belo exemplo de que a idade não nos impende de buscarmos o conhecimento e através dele a realização de sonhos”, parabenizou a primeira-dama.

*Sobre a UMA*

A Universidade da Maturidade (UMA) – programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas da terceira idade.

É um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno e, sobretudo na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico. Atualmente a UMA está presente nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Tocantínia, Palmeirópolis, Cariri do Tocantins e em outros estados como Bahia e Mato Grosso do Sul.