A Superintendência de Defesa e Proteção do Consumidor do Tocantins (Procon Tocantins) constatou que um consumidor esperou por cerca de sete horas para ser atendido em uma instituição financeira em Gurupi. A equipe de Fiscalização do órgão foi acionada e verificou in loco a denúncia e autuou a Crefisa, que terá o prazo de 20 dias para apresentar defesa por escrito. Caso ela não seja deferida, a empresa pode ser multada.

Conforme a lei, que dispõe sobre o tempo limite de atendimento, o consumidor não deve esperar mais 20 minutos em dias normais e, até 30 minutos em vésperas ou após feriados, para ser atendido quando houver filas na instituição financeira.

“O consumidor deve ser aliado do Procon na questão da demora nas filas de atendimento. É preciso denunciar essas práticas que desrespeitam os direitos dos consumidores. Desta forma, as empresas vão ter que aprimorar seu atendimento”, destaca Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

O diretor de Fiscalização do órgão, Magno Silva, ressalta que é importante que o consumidor guarde a senha. “A senha registra eletronicamente o horário de entrada na empresa e servirá como uma prova para que seja realizada a atuação do órgão. E caso o consumidor identifique que a senha não traz essas informações, é mais um motivo para acionar o Procon, pois a senha deve trazer o nome da instituição financeira, data e horário que o cliente deu início a espera pelo atendimento”, pontua.

Denuncie

Os consumidores que enfrentarem grandes filas nas agências bancárias podem fazer a denúncia ao Procon Tocantins pelo Disque 151 ou Whats Denúncia (63) 99216-6840.

Procon Tocantins autua estabelecimento por demora. Ascom Procon Tocantins/Governo do Tocantins

O que diz a lei:

A Lei Estadual nº 3454/2019 determina que “agências bancárias de financiamento e de crédito, cooperativas de crédito, casas lotéricas, correspondentes bancários, postos de atendimento bancário e agências dos correios situados no âmbito do Estado do Tocantins deverão colocar à disposição dos seus usuários pessoal suficiente e necessário, no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável.