O ex-vereador e importante liderança, Djalma Parente, ou Djalminha como é conhecido pela população da Terra das Dianas, tem se movimentado em busca de consolidar sua pré-candidatura a prefeito no município. Com um histórico de trabalho e bom trânsito com deputados estaduais, federais e no governo do Estado, ele listou algumas das conquistas que tem conseguido trazer para o município.

Djalminha relembrou que ele foi um dos que encabeçaram a luta pela liberação do acesso com o uso múltiplo do lago do Projeto Manuel Alves. A proposta ganhou corpo com o então deputado estadual, hoje deputado federal, Ricardo Ayres. Djalminha, que na época era vereador no município, trouxe uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal, que culminou com lei que assegura o acesso público para a população de Dianópolis ao lago.

Junto com a Lei também foram capitaneados recursos para a construção de um píer, praia e infraestrutura no local. Investimentos que já foram licitados e as obras estão prestes a ser iniciadas. São mais de um milhão de reais que irão possibilitar mais recursos para o município, com o turismo, pesca esportiva, dentre outros, além de proporcionar mais conforto, lazer e diversão para os moradores.

O ex-vereador também destacou seu trabalho junto aos produtores rurais do Distrito Irrigado do Manuel Alves – DIMA. Djalminha tem sido interlocutor junto aos agentes públicos, onde já conseguiu a regularização dos lotes dos produtores que estão no DIMA, trazendo mais segurança e possibilidade de investimento para o local. O projeto, atualmente, gera cerca de 300 empregos na região.

Energia no Josino de Abreu Valente
Outra grande conquista para Dianópolis, apontada por Djalminha, está na articulação junto à Energisa para a implantação da rede de energia e iluminação pública no loteamento Josino de Abreu Valente. Segundo ele, as negociações estão avançadas junto à concessionária de energia e tão logo o serviço será realizado.

No local são 835 lotes que não contam com a infraestrutura básica de água e energia, que segundo ele, deveria ter sido feita ainda na implantação do loteamento. Outra situação preocupante é que foram iniciadas a construção de 300 casas, destinadas a projetos de habitação social, que estão em estado de sucateamento, totalmente abandonadas, devido ao fato de não haver condições da entrega por falta de água e energia.

Djalminha ressalta que foi aprovado, na Câmara Municipal, uma Lei que determinava que os recursos arrecadados com as vendas dos lotes seriam destinados para a implantação da infraestrutura no local, com as redes de água e energia e o asfaltamento. Para ele, isso é obrigação do gestor municipal, que que descumpriu uma Lei do município e não fez nada no local. “Estamos conseguindo junto a Energisa a energia sem custo algum para a prefeitura e para a população. Esperamos que com isso o prefeito resolva a questão da água e possa dar condições de moradia para a nossa população”, pontuou Djalminha Parente.

Parente finalizou dizendo que tem trabalhado diuturnamente por Dianópolis e tem buscado mais benefícios para o município, além de defender pautas como a construção do Campus da Unitins no município, obras de melhorias nas rodovias de acesso e sinalização em locais como a descida da Ladeira do Aleixo. Ele também foi um dos que lutaram pela reforma do Ginásio de Esporte Solon Póvoa Filho, uma obra sonhada há mais de 16 anos, que hoje está sendo realizada pelo Governo do Estado.

Adversários políticos
O pré-candidato ainda aproveitou para alfinetar os possíveis adversários na corrida eleitoral. “É preciso que façamos um levantamento do trabalho de cada um, quem realmente tem trazido melhorias para a nossa cidade? O que cada um contribuiu com Dianópolis ao longo do trajeto político ou dos cargos que ocuparam ou ocupam?”, questionou.

Por Maju Cotrim