Maria José Cotrim

O governo estadual pode antecipar a previsão do pagamento do 13º para os cerca de 18 mil servidores que ainda não receberam o benefício deste ano. A informação foi confirmada á Gazeta do Cerrado nesta terça-feira, 26, por agentes do primeiro escalão do Executivo Estadual.

A previsão máxima de data para o pagamento é no dia 31 de janeiro mas eles devem receber antes, o que não foi divulgado pela gestão para evitar expectativa. São 18.546 servidores que receberão posteriormente o 13º num valor total da folha de R$ 100.632.756,18.

(Divulgação/Governo do Tocantins)

Informações desencontradas de que o benefício seria pago somente no próximo ano na data de aniversário de cada servidor não procedem, segundo o governo. A atual gestão divulgou que é possível conseguir quitar o 13º salário de mais servidores até o final de dezembro deste ano, com a entrada de novos recursos como, por exemplo, a negociação da folha de pagamento do Estado com os bancos.

Mudanças em 2018

O governador Marcelo Miranda (PMDB) pode instituir que a partir do próximo ano o pagamento do benefício aconteça integralmente na data de aniversário de cada servidor. Atualmente o servidor que preferir pode antecipar 50% do 13º na data do aniversário, para isso, é necessário preencher o formulário de Requerimentos Diversos (RD), disponível no site da Secretaria de Estado da Administração (Secad).