A prefeitura de Paraíso do Tocantins emitiu uma nota de repúdio após a descoberta de atos de vandalismo no cemitério Memorial Park, na região central do estado. O município relata que, somente neste mês, 15 túmulos foram vandalizados, denunciando um aumento gradual nos casos desde o início do mês.

Túmulos foram destruídos em cemitério de Paraíso — Foto: Reprodução/Seinfra de Paraíso

Além dos danos nos túmulos, a administração municipal também destacou que as lâmpadas instaladas na Avenida Bernardo Sayão, no trecho entre os setores Jardim Paulista e Milena ao Centro, foram alvo de vandalismo.

Apesar da gravidade dos eventos, a prefeitura ainda não formalizou um boletim de ocorrência. Contudo, diante da recorrência dos casos, o município considera a possibilidade de solicitar uma investigação para apurar os responsáveis. Vale ressaltar que o cemitério, por ser recente, ainda não possui sistemas de câmeras de segurança.

Conforme o Código Penal Brasileiro, a destruição de espaços e patrimônios públicos é classificada como crime, sujeita a pena de seis meses a três anos, além de multa. A população é encorajada a denunciar casos semelhantes por meio da ouvidoria municipal, disponível pelos seguintes contatos:

  • Telefone: (63) 9 9999-7665
  • Email: [email protected]
  • Ouvidoria Online, acessível na página inicial do site da Prefeitura de Paraíso do Tocantins.

Cabeceiras de lápides foram encontradas destruídas no cemitério de Paraíso — Foto: Reprodução/Seinfra de Paraíso