A chuva registrada no início da tarde desta terça-feira (28) causou estragos na região central de Palmas. A estrutura da Vila de Natal montada pelo município no Espaço Cultural foi bastante danificada.

A Prefeitura de Palmas disse que as equipes de montagem e manutenção da decoração natalina já estão em campo avaliando as estruturas e realizando os reparos necessários. (Veja nota completa abaixo) O município afirmou que a programação de inauguração da Vila do Natal está mantida para esta terça-feira (28).


O temporal durou poucos minutos, mas foi acompanhado de fortes ventos e muitas descargas atmosféricas. Segundo a concessionária de energia, pelo menos 23 bairros da capital tiveram o fornecimento de energia interrompido e as equipes trabalham para restabelecer o serviço.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram várias árvores derrubadas na Praça dos Girassóis, na Avenida Teotônio Segurado e em diversas quadras da cidade. O vento foi tão forte que conseguiu derrubar algumas motos estacionadas.

Telhas e árvores foram arremessadas em postes, afetando a distribuição de energia em algumas quadras. A concessionária trabalha no levantamento da quantidade de unidades impactadas.

A previsão do tempo para Palmas nesta terça-feira (28) era de tempo nublado com muitas nuvens, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Não há um alerta de tempestade ativo.

Nos próximos dias, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, pelo menos até o próximo sábado (2).

Energia

Um temporal registrado na tarde desta terça-feira (28) deixou estragos em diversos locais de Palmas. Segundo a Energisa, por causa dos ventos fortes e raios, cinco redes alimentadoras foram afetadas, deixando 23 quadras da cidade sem energia. Em imagens é possível ver que a diversas árvores e telhas caíram, provocando danos as fiações.

Na capital, foram registradas rajadas de ventos entre 89 a 102 km/h na capital, sendo que cerca de 10 postes foram danificados. A concessionária disse que equipes já estão nas ruas trabalhando na manutenção desde a primeira ocorrência identificada e que busca normalizar o serviço o mais rápido possível.

O temporal foi rápido, mas forte o suficiente para destruir a estrutura da Vila de Natal montada no Espaço Cultural. Imagens publicadas nas redes sociais mostram várias árvores derrubadas na Praça dos Girassóis, na Avenida Teotônio Segurado e em diversas quadras da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes já foram chamada e estão nas ruas para fazer a manutenção.

Segundo a Energisa a população deve redobrar os cuidados durante as tempestades para evitar acidentes. Caso tenha queda de energia, desligue os aparelhos da tomada e aguarde o seu restabelecimento. Se ver fios caídos ou outros danos à rede elétrica, mantenha distância e entre em contato com a concessionária.