Os amantes do pequi têm agora uma razão extra para celebrar: a Câmara de Vereadores de Gurupi aprovou e a prefeitura sancionou a lei que institui o “Dia do Pequi”. A data, marcada para 23 de outubro, já está em vigor após ser publicada no Diário Oficial do Município.
A escolha do dia 23 de outubro não foi aleatória. Estrategicamente situada durante a época da safra, a data coincide com a colheita nas áreas de cerrado e a venda do fruto nas feiras em todo o estado. Essa iniciativa busca enaltecer não apenas a tradição do pequi, mas também o impacto econômico e cultural que esse fruto tem na região.
A cidade de Gurupi já é reconhecida por sua valorização do pequi. Recentemente, em novembro, realizou-se a 2ª edição do Festival do Pequi, uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), prefeitura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outros parceiros.
O festival englobou diversas atividades, destacando-se:
- Concurso de Pratos com Pequi: Uma competição gastronômica que elegeu o melhor prato salgado, a melhor comidinha (salgada ou doce) e o melhor prato doce com pequi.
- Torneio de Roedores de Pequi: Uma animada competição para eleger os melhores roedores de pequi, nas categorias masculino e feminino.
- Concurso de Vídeos sobre o Pequi: Uma gincana entre os alunos do ensino médio para criar o melhor vídeo sobre o pequi.
- Mostra de Curtas-Metragens Pequi na Tela: Exibições e seleção do melhor curta-metragem dedicado ao pequi.