Verão começou na madrugada desta sexta-feira, 22 - Foto- Getty Images

Verão começou na madrugada desta sexta-feira, 22 – Foto- Getty Images

O solstício de verão ocorreu nesta madrugada de sexta-feira, 00h27 – pelo horário de Brasília. Primeiro dia da nova estação, com bastante umidade nas áreas centrais do país.

Teremos ar quente e úmido, favorecendo nuvens carregadas no Norte e Centro-Oeste do Brasil, além da atuação de um cavado, influenciando o aumento da umidade no Sudeste.

No Sul, as pancadas são mais fortes no oeste e noroeste do RS e em parte do interior da Região. A chuva começa diminuir no sertão e interior do Nordeste, mas, ainda continua em forma de pancadas no oeste da Bahia e no Maranhão.

Previsão do tempo para 22/12/2023 – sexta

Região Sul

A circulação de ventos e a atuação de um cavado em alto mar próximo à Região, aumentam as condições de chuva forte no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no sul do Paraná e no oeste e sul de Santa Catarina. Primeiro dia de verão, com ar abafado, boas aberturas de sol, mas com bastante umidade. A chance é de pancadas mais concentradas à tarde nas capitais, CuritibaFlorianópolis e Porto Alegre. Só não chove no extremo sul gaúcho, mas a nebulosidade persiste ao longo do dia.

Região Sudeste

A atuação de um cavado em alto mar na altura do RJ, canaliza um pouco mais de umidade para a Região Sudeste nesta sexta-feira e a semana termina com pancadas mais fortes no Grande Rio, região dos Lagos, sul de Minas e no Vale do Paraíba, em São Paulo. A Grande BH, fica em alerta para temporais, devido à combinação de calor e a entrada de mais umidade. Chove forte no interior de SP, com pancadas que podem começar de manhã na divisa com o estado mineiro. Em Vitória, o sol aparece e chove à tarde com risco de temporais. Toda a Região segue quente, com sensação de abafamento.

Região Centro-Oeste

Características bem típicas de verão neste começo de estação no Centro-Oeste. Todas as capitais e o Distrito Federal ficam sujeitas à pancadas de chuva ao longo do dia; com o risco maior de temporais, para Brasília, Goiânia e Cuiabá. Em Campo Grande, a chuva ainda se concentra mais entre o meio e o final do dia, podendo vir de maneira mais irregular, mas a divisa de MS, com GO e MT, pode receber acumulados um pouco mais altos.

Região Nordeste

 

A chuva começa perder força na Região neste primeiro dia de verão. O sol já aparece mais nas capitais e a chance de pancadas moderadas a forte se concentra sobre o centro-norte do MA, sul do PI, oeste da BA, podendo ocorrer mais entre tarde e noite. No sul da Bahia, possibilidade de chuva moderada durante as primeiras horas do dia em Ilhéus e Porto Seguro, mas, aos poucos, o tempo abre. O sertão nordestino volta a ter tempo firme, e nas capitais, Fortaleza e Salvador, possibilidade de chuva rápida.

Região Norte

Circulação de ventos, ar quente e úmido, proporcionando nuvens bem carregadas no estado do Amazonas nesta sexta. Dia mais instável com chuva a qualquer momento – intercalando períodos de melhora. Podem ocorrer alguns temporais no interior do estado, em vários municípios do AC, de RO e do norte do AP. Chove forte em todas as demais regiões, mas, o ar fica abafado.

 

Alertas meteorológicos

 

Atenção para pancadas moderadas a forte com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h – no AM, PA, TO, em RR, no MA, sul do PI e oeste da BA

Alerta de temporal com raios e ventos variando entre 71 a 90 km/h – no estado de GO, no DF, leste e norte de MT, no centro, interior, oeste e Triângulo de MG, no estado do ES, áreas centrais e norte do RS

Atenção para pancadas moderadas a forte com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h no RJ, sul de MG, nordeste de SP, região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba

 

Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no sul baiano, sudoeste do PR, oeste de SC, noroeste do RS, norte do MA, PI, CE e em todo o sertão nordestino

Atenção para pancadas moderadas a forte com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h nas cidades de SP e Rio e na Grande Porto Alegre

 

Chuva moderada com ventos de 40 a 50 km/h no litoral sul e extremo sul da .

Fonte – Cllima Tempo