Maju Cotrim- Editora Chefe

Bem vindo 2024! Para o mais novo estado da federação um ano que tem muita coisa em andamento para se desenvolver! O Tocantins vive um momento de semear desenvolvimento em várias áreas e começou a resolver inclusive questões antigas.

Este ano o Estado deve ter duas novas pontes: a de Porto e a de Xambioá. Várias obras previstas do PAC federal devem ter continuidade e priorizadas pelo governo federal principalmente na área de infraestrutura.

A previsão de obras do um tão esperado hospital universitário na capital, perspectivas de mais concursos para a esfera pública dentre outras ações e projetos esperados para este ano.

A união de maior parte dos políticos tocantinenses propiciou um 2023 de muitos recursos para o Tocantins e agora em 2024 essa ajuda é maior ainda. A bancada, coordenada pela senadora Dorinha, está mobilizada por recursos para áreas importantes e tem tido cada dia mais destaque .

O governo está liberado para a contratação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução do Desenvolvimento (BIRD), no valor de US$ 200 milhões, cerca de R$ 980 milhões para viabilizar o fomento de atividades econômicas potencialmente promotoras de inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Dentre projetos em andamento em outras áreas, 2024 tem tudo para ser um ano de muitas entregas á população e principalmente nos municípios com benefícios também chegando através de recursos destinados por entes da bancada via Codevasf, Calha Norte e ministérios.

Por ser um ano eleitoral talvez o clima político mude com as disputas locais mas o momento institucional requer que ELA, a maturidade política prevaleça na busca por mandatos ou eleições de aliados! O Tocantins de 2023 onde muitos marcos foram celebrados ensinou que 2024 não pode retroceder nas relações políticas nem nas formas de fazer política independente do nível de rivalidade.

O campo é fértil para disputas saudáveis e abandono daquele clima de “terror político” que há em algumas cidades em anos eleitorais com xingamentos e posturas nada republicanas.

Que o processo eleitoral não tenha força nenhuma para paralisar ou diminuir o ritmo que o Tocantins segue com muita coisa por se fazer mas sim com conquistas inéditas que não podem ser negadas! Áreas como meio ambiente com destaque mundial, avanços sociais, rodovias passando por um mutirão de obras em lugares onde asfalto nunca tinha chegado, relação com o governo federal de vento em polpa em busca de recursos e tantos aspectos que precisam evoluir este ano para gerar mais benefícios ainda!

Vale citar uma frase dita em 2023 no Bico pelo governador Wanderlei Barbosa: “Trabalho demais para que não fiquemos presos nos quatro meses das campanhas políticas”. Que assim seja este ano da parte de todos os entes políticos e institucionais no Tocantins  com responsabilidade acima de tudo!

Feliz 2024 a todos!